quinta-feira, 13 agosto, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Comitê antecipa geração de energia para evitar impactos do El Niño

Agencia Brasil by Agencia Brasil
23 de julho de 2026
in Últimas Notícias
comite-antecipa-geracao-de-energia-para-evitar-impactos-do-el-nino

Comitê antecipa geração de energia para evitar impactos do El Niño

Share on Facebook

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou, nesta quarta-feira (22), a antecipação da geração de 1,8 GW de energia adicionais de cinco empresas vencedoras dos leilões de reserva de capacidade.

A medida entra em vigor a partir de 1º de setembro para reforçar a segurança do sistema diante da possibilidade do El Niño no segundo semestre de 2026. 

De acordo com parecer do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência do fenômeno climático poderá reduzir a quantidade de energia elétrica produzida na Região Norte, além de aumentar o consumo por causa das altas temperaturas. 

“O volume antecipado é fundamental para garantir a segurança do sistema elétrico brasileiro em 2026 e início de 2027, principalmente prevendo as consequências que podem ser causadas pelo El Niño”, informa o Ministério de Minas e Energia. 

Conforme o ministério, a antecipação foi baseada ainda pelas “incertezas geopolíticas ocasionadas pelo atual cenário de guerras, que podem impactar diretamente os preços de combustíveis”. Estudos da pasta apontam que a utilização de usinas sem contrato (merchant) para suprir carga custam, no mínimo, 25% a mais do que as contratadas em leilões.

Os leilões de reserva foram realizados em março deste ano, com a contratação de 2,2GW de energia.

O El Niño tem 81% de chance de atingir a categoria “muito forte” entre os meses de outubro e dezembro próximos, segundo estimativa da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), agência de previsão climática dos Estados Unidos, uma das mais importantes do mundo.

Segundo a NOAA, se a previsão se confirmar, esse pode ser o maior El Niño desde 1950, ano em que começaram a ser feitas as medições.

Ainda segundo a NOAA, um El Niño mais forte não significa necessariamente que haverá eventos climáticos graves, mas uma probabilidade maior de que aconteçam tempestades e forte calor em diferentes regiões do planeta.

O El Niño é o fenômeno meteorológico que provoca o aquecimento acima da média da superfície do Pacífico equatorial. Essa elevação da temperatura causa alterações no ritmo das chuvas e também na circulação dos ventos.

A Europa passou pela pior onda de calor já registrada em junho, causando interrupções na geração de energia, danos à infraestrutura e sobrecarregando os sistemas de saúde, segundo especialistas. O calor extremo foi certamente causado pelas mudanças climáticas, afirmaram os cientistas.

Os efeitos do El Niño serão sentidos em diferentes regiões até o final do ano e se estenderão até 2027.

Agencia Brasil

Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

rio-registra-em-julho-34-tiroteios-envolvendo-faccoes-criminosas
Últimas Notícias

Rio registra em julho 34 tiroteios envolvendo facções criminosas

13 de agosto de 2026
festa-literaria-de-niteroi-celebra-intelectual-lelia-gonzalez
Últimas Notícias

Festa Literária de Niterói celebra intelectual Lélia Gonzalez

13 de agosto de 2026
justica-torna-reus-acusados-de-praticar-extorsao-com-falsos-anuncios
Últimas Notícias

Justiça torna réus acusados de praticar extorsão com falsos anúncios

13 de agosto de 2026
justica-do-rio-suspende-direitos-politicos-do-ex-governador-garotinho
Últimas Notícias

Justiça do Rio suspende direitos políticos do ex-governador Garotinho

12 de agosto de 2026
chuvas:-defesa-civil-reconhece-emergencia-em-19-municipios-do-rs
Últimas Notícias

Chuvas: Defesa Civil reconhece emergência em 19 municípios do RS

12 de agosto de 2026
mapbiomas:-menor-vegetacao-nativa-expoe-mais-o-pais-ao-el-nino
Últimas Notícias

Mapbiomas: menor vegetação nativa expõe mais o país ao El Niño

12 de agosto de 2026

Notícias Recentes

Idoso atropelado em Campos não resiste e morre no Hospital Ferreira Machado

Idoso atropelado em Campos não resiste e morre no Hospital Ferreira Machado

13 de agosto de 2026
Bolsas em cursos industriais e offshore abrem novas portas para o mercado de trabalho em Campos

Bolsas em cursos industriais e offshore abrem novas portas para o mercado de trabalho em Campos

13 de agosto de 2026
policia-federal-faz-operacao-contra-lavagem-de-dinheiro-de-bets

Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro de bets

13 de agosto de 2026
cruzeiro-e-flamengo-empatam-pelas-oitavas-de-final-da-libertadores

Cruzeiro e Flamengo empatam pelas oitavas de final da Libertadores

13 de agosto de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist