terça-feira, 1 setembro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Ex-AGU confirma ao Supremo consulta de Bolsonaro para reverter urnas

Felipe Pontes - Reporter da Agencia Brasil by Felipe Pontes - Reporter da Agencia Brasil
29 de maio de 2025
in Últimas Notícias
ex-agu-confirma-ao-supremo-consulta-de-bolsonaro-para-reverter-urnas

Ex-AGU confirma ao Supremo consulta de Bolsonaro para reverter urnas

Share on Facebook

O ex-advogado-geral da União Bruno Bianco (foto) confirmou, nesta quinta-feira (29), no Supremo Tribunal Federal (STF), que o então presidente Jair Bolsonaro o indagou, em reunião após as eleições de 2022, sobre algum problema que pudesse ser usado para reverter o resultado das urnas. 

Bianco foi ouvido como testemunha da defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que é réu na ação penal sobre trama golpista que teria operado para manter Bolsonaro no poder,  mesmo após derrota no pleito. 

“Houve uma reunião”, afirmou Bianco, em resposta ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que o indagou se, após o segundo turno, Bolsonaro o teria sondado sobre alguma “possiblidade jurídica de reverter os resultados das urnas”. 

“Em relação ao tema que o senhor me pergunta, houve uma reunião”, reiterou Bianco. Tal encontro foi específico sobre como havia ocorrido o pleito eleitoral, se havia algum problema jurídico.” 
 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 

De acordo com Bianco, o então presidente perguntou, na ocasião, após entrevista coletiva sobre a transição de governo, se o ex-AGU vislumbrava um caminho jurídico que pudesse servir para questionar o resultado das urnas. 

“’O senhor vislumbra algum problema que possa ser questionado?”, perguntou Bolsonaro, segundo Bianco. “Respondi que, na minha ótica, a eleição havia ocorrido de maneira correta, sem nenhum tipo de problema jurídico.”  

“Eu disse que não, que foi tudo realizado com transparência”, reforçou Bianco. “O presidente, pelo menos na minha frente, se deu por satisfeito.” 

A consulta de Bolsonaro ao então ministro-chefe da AGU tinha aparecido em depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior à Polícia Federal (PF). 

Ainda na fase do inquérito policial sobre o golpe, Baptista Júnior disse ter presenciado o ex-presidente perguntar se haveria alguma “alternativa jurídica” para reverter o resultado das urnas. Segundo o relato, a reunião se deu em 1º de novembro de 2022. 

Nesta quinta-feira, Bianco deu o primeiro testemunho público, confirmando a reunião e a presença, no encontro, dos três comandantes das Forças Armadas à época – general Freire Gomes (Exército), brigadeiro Baptista Júnior (Aeronáutica) e almirante Almir Garnier (Marinha). 

O então ministro da Defesa, o general reformado do Exército Paulo Sérgio Nogueira também participou, revelou Bianco. Ele disse não se recordar, contudo, se o ex-ministro da Justiça Anderson Torres estava presente. 

Reunião  

Além do ex-AGU, foram ouvidos nesta quinta outros dois ex-ministros do governo Bolsonaro: Wagner Rosário, ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU); e Adolfo Sachsida, ex-ministro das Minas e Energia. 

Ambos foram questionados sobre a reunião ministerial de 5 de julho de 2022, em que Bolsonaro pediu aos ministros presentes que se empenhassem em questionar o processo eleitoral. Um vídeo da reunião veio à tona em fevereiro de 2024. 

Indagados se foram tratados temas golpistas na ocasião, Sachsida e Rosário negaram, bem como Bianco. 

“Não, não senhor, não tivemos nenhuma discussão sobre isso. Todas as discussões elas versavam sobre possíveis fragilidades no sistema de votação eletrônica, o sistema de tecnologia e que pode ter problemas, então todas visavam se tivesse um resultado de eleição que fosse fidedigno”, disse Rosário em sua reposta. 

Havia a previsão de que também falasse o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, mas ele acabou dispensado pelos advogados de Torres. 

Entenda

A ação penal 2668 foi aberta depois que a Primeira Turma do Supremo aceitou a parte da denúncia da PGR relativa ao chamado núcleo “crucial” do golpe, composto pelo que seriam as principais cabeças do complô. 

Entre os réus dessa ação penal está o próprio Bolsonaro, apontado pela PGR como líder e principal beneficiário da trama golpista, além de outros sete ex-ministros de seu governo e assessores próximos. 

As testemunhas do caso começaram a ser ouvidas em 19 de maio, por meio de videoconferência. Uma nova audiência está marcada para a sexta-feira (30), às 8h, com outras testemunhas de defesa de Anderson Torres e também com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes, arrolado pela defesa de Bolsonaro. 

Na tarde de sexta (30), às 14h, estão marcados os testemunhos de mais oito testemunhas de Bolsonaro, incluindo os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e Eduardo Pazuello (Saúde). 

As audiências são presididas pelo ministro Alexandre de Morares, relator do caso. Em despacho, ele proibiu qualquer tipo de gravação das audiências. Jornalistas foram autorizados a acompanhar as falas da sala da Primeira Turma, no Supremo. 

Felipe Pontes - Reporter da Agencia Brasil

Felipe Pontes - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

prazo-para-empresas-optarem-por-simples-nacional-comeca-nesta-terca
Últimas Notícias

Prazo para empresas optarem por Simples Nacional começa nesta terça

1 de setembro de 2026
meteorologia-preve-ciclone-extratropical-com-chuvas-em-setembro
Últimas Notícias

Meteorologia prevê ciclone extratropical com chuvas em setembro

1 de setembro de 2026
caminhos-da-reportagem-aborda-construcao-da-identidade-parda
Últimas Notícias

Caminhos da Reportagem aborda construção da identidade parda

31 de agosto de 2026
receita-paga-nesta-segunda-ultimo-lote-de-restituicao-do-ir-2026
Últimas Notícias

Receita paga nesta segunda último lote de restituição do IR 2026

31 de agosto de 2026
caixa-paga-bolsa-familia-de-agosto-a-beneficiarios-com-nis-de-final-0
Últimas Notícias

Caixa paga Bolsa Família de agosto a beneficiários com NIS de final 0

31 de agosto de 2026
vacinacao-e-ampliada-em-comunidades-indigenas-da-amazonia
Últimas Notícias

Vacinação é ampliada em comunidades indígenas da Amazônia

30 de agosto de 2026

Notícias Recentes

Estuprador engravida neta deficiente da companheira em Campos

Estuprador engravida neta deficiente da companheira em Campos

1 de setembro de 2026
Prepara o bolso: pedágio fica mais caro a partir da próxima sexta-feira

Pedágios na Campos-Rio e Campos-Vitória sobem para R$ 10,80 a partir da próxima semana

1 de setembro de 2026
Polícia Civil investiga dois corpos encontrados em menos de 24 horas em Campos

Polícia Civil investiga dois corpos encontrados em menos de 24 horas em Campos

1 de setembro de 2026
brasileirao-feminino:-bahia-e-palmeiras-ficam-no-1-a-1-pelas-quartas

Brasileirão Feminino: Bahia e Palmeiras ficam no 1 a 1 pelas quartas

1 de setembro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist