quinta-feira, 18 junho, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização

Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil by Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil
18 de junho de 2026
in Últimas Notícias
turismo-de-aventura-tem-regras-estabelecidas;-falta-fiscalizacao

Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização

Share on Facebook

A comoção com a morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues, de 21 anos, durante a prática de rope jump em uma ponte desativada no município de Limeira (SP), levanta algumas dúvidas sobre a segurança da prática de turismo de aventura no país. Principalmente, sobre quem são os responsáveis pela regulamentação da atividade e como os praticantes podem evitar empresas irregulares.

A referência central no setor é o Cadastur, cadastro de prestadores do Ministério do Turismo. A inclusão nesse órgão é obrigatória para todas as empresas de turismo de aventura no Brasil, e impõe o respeito a uma série de normas fiscais, além da indicação dos responsáveis pelas atividades. Por meio do site, com o número da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e nome, é possível verificar se a prestadora de serviço está regularizada.

Outra referência é o Decreto 7.381/10 que, desde 2010, exige sistema de gestão de segurança para toda atividade oferecida. A regra tem por base a norma NBR ISO 21101, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Isso significa que a empresa tem procedimentos escritos, checklist de equipamentos, treinamento de equipe e plano de emergência. Pergunte: ‘vocês seguem a ISO 21101?’ Se a pessoa não souber responder, é sinal de alerta”, explica Vinicius Viegas, Diretor de Mercados da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e empresário do setor.

Segundo ele, a forma como a empresa permite o pagamento pelo serviço também é um sinal de alerta. Empresas sem CNPJ não emitem nota e não fazem contrato de prestação de serviços. Esse é um indício de pouca experiência e profissionalização.

Além do Cadastur, a ABNT também mantém cadastro de prestadores que seguem as regras para suas atividades, além de manter mais de 50 normas técnicas para atividades de turismo de aventura, das quais 27 têm creditação ISO. Tais normas servem de referência para o próprio setor, governos e podem ser referência também para os viajantes.

Segundo a ABNT, as próprias empresas fazem questão de divulgar que seguem as normas da entidade, pois é uma validação do serviço prestado.

Consumidor atento

A percepção de informalidade é uma constante no meio, segundo Viegas, e tem relação com a pouca estrutura de fiscalização dos órgãos públicos e por uma percepção generalizada de que esse tipo de atividade não exige tanto rigor quanto outros setores da economia.

“Muita gente cresceu vendo atividades como rapel, tirolesa ou trilha sendo oferecidas sem qualquer qualificação formal. Isso criou a falsa percepção de que é uma atividade simples, que qualquer um pode fazer. O preço baixo vence a segurança.”

Isso favorece desequilíbrio, pois atuar com equipamento certificado, manutenção adequada, seguros, certificação e qualificação dos profissionais impões custos. Para quem não atua com isso é muito mais simples atrair o consumidor pelo apelo do custo mais baixo.

Poder público

A fiscalização pelo poder público também é muito importante. Enquanto a União organiza as regras, por meio dos marcos legais, cabe às outras esferas fazer cumprir. Os municípios, por exemplo, podem exigir o Cadastur para liberar alvarás de funcionamento, como ocorre no município de Brotas (SP).

“A discussão sobre mecanismos capazes de ampliar a formalização das empresas do setor é legítima e necessária. No entanto, eventuais exigências vinculadas à emissão de alvarás e licenças devem observar a legislação vigente, a autonomia administrativa dos municípios e as diferentes capacidades institucionais existentes no país”, destaca Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ele defende que os municípios exerçam papel relevante, especialmente no planejamento territorial, na gestão dos atrativos turísticos locais, no licenciamento das atividades sob sua competência e na articulação dos atores que compõem a governança do turismo.

A isso se soma a importância do combate à informalidade, de acordo com a CNM. As soluções passam por implementar políticas públicas integradas, qualificar prestadores de serviços, respeitar normas técnicas e promover a consolidação de instâncias de governança no setor.

Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil

Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

dia-do-orgulho-autista:-saiba-os-direitos-dos-alunos-na-escola
Últimas Notícias

Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola

18 de junho de 2026
justica-ouve-envolvido-no-ataque-a-policiais-civis-na-casa-de-oruam
Últimas Notícias

Justiça ouve envolvido no ataque a policiais civis na casa de Oruam

18 de junho de 2026
natureza-e-saberes-tradicionais-guiam-projeto-premiado-em-escola-rural
Últimas Notícias

Natureza e saberes tradicionais guiam projeto premiado em escola rural

17 de junho de 2026
cuba-debate-reformas-economica-e-social-em-meio-ao-bloqueio-dos-eua
Últimas Notícias

Cuba debate reformas econômica e social em meio ao bloqueio dos EUA

17 de junho de 2026
casal-e-preso-no-rio-por-falsificar-alvaras-para-soltar-traficantes
Últimas Notícias

Casal é preso no Rio por falsificar alvarás para soltar traficantes

17 de junho de 2026
copom-avalia-indicadores-economicos-e-decide-sobre-selic
Últimas Notícias

Copom avalia indicadores econômicos e decide sobre Selic

16 de junho de 2026

Notícias Recentes

Luciano Freitas anuncia saída da pré-candidatura e passa a integrar base do governo municipal

Luciano Freitas anuncia saída da pré-candidatura e passa a integrar base do governo municipal

18 de junho de 2026
“A ocasião fez o ladrão”, afirma delegado sobre prisão de suspeito de sequestrar enfermeira em Campos

“A ocasião fez o ladrão”, afirma delegado sobre prisão de suspeito de sequestrar enfermeira em Campos

18 de junho de 2026
sp:-tce-aprova-com-ressalvas-as-contas-do-governo-de-tarcisio-de-2025

SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025

18 de junho de 2026
congresso-inclui-politica-e-direitos-da-cidadania-no-curriculo-escolar

Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar

18 de junho de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist