Na segunda quinzena de janeiro, 18 animais silvestres foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM), vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo foram duas cobras papa pinto; dois gambás, sendo uma fêmea com oito filhotes; quatro cobras jiboias; e uma capivara. Todos os animais estavam em boas condições de saúde e foram devolvidos ao seu habitat natural, em Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Na última sexta-feira (19), uma cobra papa-pinto foi encontrada nas dependências de um galpão no Parque Rodoviário e outra no bairro Novo Jockey. No Turfe Clube, um gambá fêmea com oito filhotes foi resgatada em uma residência. No mesmo dia, duas cobras jiboias foram encontradas, uma no Residencial Novo Horizonte e outra na localidade de Ponta da Lama.
Na terça-feira (23), o GAM resgatou um gambá no Condomínio Horto Belo. No dia seguinte, quarta-feira (24), uma capivara caminhava em via pública no bairro Novo Mundo quando foi resgatada pelo Grupamento. Em Ponta da Lama, uma jiboia foi encontrada na área externa de uma casa. Outra jiboia foi resgatada em galpão do Complexo Logístico do Parque Rodoviário.