Rafael Khenaifes Abud
Uma das situações mais angustiantes da vida, sem dúvida alguma, é quando o bichinho de estimação de alguém se perde. No começo, é nutrida a esperança de que ele vai retornar por conta própria, mas, com o passar dos dias, a fé diminui e a esperança é perdida. Entretanto, em Campos, um cachorro de raça não definida chamado “Jou” desapareceu da residência da sua tutora e caminhou cerca de 40 km até à praia de Atafona, em São João da Barra, onde retornou o seu lar de origem.
De acordo com a dona do cão, Leda Lysandro, no dia 1º de junho, “Jou” foi levado de Atafona para Campos para fazer um tratamento no saco escrotal. O animal precisava permanecer em algum lugar onde estivesse seguro para usar as medicações. “Logo após, na madrugada do dia 3 de junho, as imagens foram resgatada pelas câmeras da rua Sacadura Cabral, mostrando o momento em que fugiu. Ele conseguiu retirar o colar de proteção e pular o muro, fugindo. Na manhã de quinta- feira, então, não amanheceu em casa”, contou Leda.
De quinta em diante, começou um processo angustiante de buscas pelo cachorro. “Fizemos várias buscas a pé pelos arredores. Em seguida, buscas de carro. Fizemos saídas constantes, chegamos a pensar em espalhar cartazes com a foto dele, enfim. No dia 8, para a nossa surpresa, a amiga Eduarda Ribeiro, ao vir de Atafona para Campos viu Jou na estrada, próximo a Degredo, em direção a Atafona. Tentou se aproximar, mas ele parecia agitado a beira estrada. Ela, então, avisou meu ex-marido, que também estava embuído nas buscas. Ainda sem encontrá-lo, naquele momento, meu coração se encheu de esperança porque tive certeza, alguma coisa me dizia, que ele chegaria na nossa casa de Atafona”, ressaltou.
Já na manhã do dia 12 deste mês, meu filho me acordou com uma ligação e dizia ao telefone por chamada de vídeo. “Mãe, Jou retornou à casa de Atafona, sua casa. Está de baixo do banco!”, emocionou-se, Ledinha, ressaltando. “ Meu Deus, é inacreditável. Ele fugiu de Campos dia 3 de junho e chegou à casa de Atafona no dia 12. Foram 40 quilômetros de distância. O cheiro da maresia, o vento nordeste e desejo de casa o guiou. Jornada linda e altamente simbólica pra mim. Poesia em vida. História que precisa ser contada e que vou contar”.
Ledinha expressa o seu amor pelos animais contando uma história que só poderia ter um final feliz na Praia de Atafona. “Meu amor canino, Jou Boca Preta Lysandro, comedor de sandálias havaianas, bravo, pulador de muros, vira-latas legítimo! Fez história! Voltou sozinho pra casa, percorreu uma BR, 40 km e voltou sozinho. Você já é lenda, sua vida me faz feliz. Deus, obrigada, São Francisco de Assis”, emocionada encerrou.









