Em visita nesta terça-feira (12/04) à Firjan Norte Fluminense, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos discutiram com o presidente Francisco Roberto de Siqueira, o projeto de construção de um novo distrito industrial em Campos. O objetivo é iniciar as obras ainda neste ano, em uma área de 280 mil metros quadros em Travessão. A Codin continuará funcionando e será revitalizada pelo governo do estado.
“A Firjan se coloca à disposição para projetos que contribuam com o desenvolvimento regional e com potencial de atrair novas empresas, como é o caso deste novo distrito industrial que vem sendo concebido. Estamos num momento chave para a região, com uma série de obras de infraestrutura que vão elevar o patamar da nossa economia. Por isso, é preciso nos prepararmos desde já para termos toda a estrutura necessária à instalação de novas empresas”, destacou Francisco Roberto de Siqueira.
O objetivo da visita foi discutir com a federação o apoio ao projeto e à busca de parceiros para a área. O local poderá reunir cerca de 30 grandes indústrias – ou em torno de 100 pequenas empresas –, e a ideia é receber não só grandes companhias industriais, como também negócios na área de serviços. A infraestrutura do novo distrito estará a cargo do governo do estado, enquanto a prefeitura ficará responsável pela implantação das indústrias e pela gestão do espaço. Está prevista, por exemplo, a construção de uma nova estrada de cerca de 14 quilômetros em Sapucaia, conectando as empresas à BR-101 e à BR-356.
“Nosso objetivo é iniciar as obras de infraestrutura já neste ano. As empresas interessadas vão dizer se querem lotes de mil, 5 mil metros quadrados, e a prefeitura dará toda a estrutura necessária – inclusive no que diz respeito a eventuais gargalos e aos benefícios em tributos municipais e estaduais já vigentes na Codin. Queremos que a Firjan, como a casa da indústria, seja nossa parceira nesse projeto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust, que esteve acompanhado do ex-titular da pasta, Marcelo Mérida.
Segundo a prefeitura, a amplitude do espaço destinado ao novo distrito será capaz de atrair novas indústrias para a região, principalmente por conta do desenvolvimento do Porto do Açu e das obras de finalização da Ponte da Integração. Durante a reunião na Firjan, o secretário e o presidente também discutiram a necessidade de adequação do Plano Diretor, a fim de permitir a instalação de indústrias e comércios em outras áreas da cidade – como por exemplo no traçado da RJ-244, futura rodovia que vai conectar o Porto do Açu à BR-101 em Campos.