Campos vem, notoriamente, perdendo sua vanguarda de outros tempos. A cidade se tornou refém de ciclos econômicos que sempre deixam dependentes de poucas fontes de recursos concentradas. Junto a isso, a sociedade se vê em meio a uma pandemia onde o poder público decreta o fechamento temporário das empresas, o que não cabe neste texto avaliar a motivação ou eficiência, é apenas a constatação de um fato.
Desta forma, a sociedade tem que se reinventar, tanto os consumidores quanto as empresas. Foi assim que tendências de consumos e serviços que vinham se desenvolvendo mais lentamente ou ainda não tinham mercado para se sustentar apareceram. Os supermercados e hortifrutis da cidade passaram a aceitar pedidos por telefone e até se adaptaram em tempo recorde aos pedidos online. Lojas de roupas e acessórios rapidamente recorreram as redes socias e o comércio como um todo procurou se cadastrar nos grandes sites de vendas online.
Sendo assim, uma evolução de comportamento de mercado esperada para anos acabou sendo antecipada em meses e a tendência é que esse comportamento permaneça mesmo após a pandemia.
Campos ainda desenvolveu uma vantagem importante mediante ao restante do país, que é o serviço gratuito de pesquisa e pedido online em farmácias. O aplicativo PediuFarma, desenvolvido por Campistas, já atende a dezenas de milhares de consumidores locais e tem cadastrada mais de 50 unidades de farmácias.
Esse é o tipo de vanguarda que espera-se retornar a ter, onde a tecnologia é o grande farol a guiar. E que surjam outras PediuFarma, Pediu supermercados, Pediu Hortifruti , Pediu Cormércio, Pediu Padaria, enfim… Pediu Campos.