Várias cirurgias eletivas estão sendo desmarcadas em Campos por falta de doações de sangue. Em algumas unidades de saúde, o tempo de espera pode chegar a 45 dias, como é o caso do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos. De acordo com a administração, o hospital tem capacidade para fazer, por exemplo, até duas cirurgias de coração por dia. Contudo, sem o repasse de sangue do hemocentro (por estar com o estoque baixo), os médicos muitas vezes não realizam sequer uma única cirurgia.
A preocupaão aumenta em feriadões, já que os índices de acidentes aumentam consideravelmente. No mês de abril serão pelo menos dois feriadões. O Hemocentro Regional de Campos recebeu duas poltronas novas para coleta de sangue. Os novos equipamentos já foram instalados para garantir mais conforto aos doadores e melhores condições de trabalho aos servidores. A unidade conta, ao todo, com seis poltronas de coleta. A modernização dos equipamentos da saúde do município está incluída no plano do governo do prefeito Wladimir Garotinho.
“É uma grande satisfação poder atender os doadores com mais conforto. Aproveito a oportunidade para chamar a população para vir doar sangue, precisamos da contrapartida da sociedade em vir doar e abastecer o nosso estoque de sangue”, disse a assistente social do Hemocentro, Christiane Matos.
Christiane ainda ressalta que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. “Precisamos de doações de todos os tipos sanguíneos. O importante é vir doar. Estamos aqui todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado”, informou.
Para doar – A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 65 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.