A importância da etiqueta política
Hoje é um dia especial não somente para mim, mas para meus alunos, amigos e leitores, bem como para nosso país, uma vez que algo está acontecendo em seu benefício.
É que meu novo curso de Etiqueta Política está sendo divulgado e procurado por muitas pessoas interessadas em elevar o nível do debate político em almoços familiares, jantares de negócios, nas divergências políticas de campanha e também no próprio parlamento.
Estou muito feliz em poder contribuir na formação das pessoas no que toca à minha esfera de atuação, seguindo o conselho daquele que foi o político mais poderoso de seu tempo, o estoico imperador Marco Aurélio, que certa vez afirmou que “buscar o impossível é loucura”.
Nesse sentido, aprimorar a polidez nos discursos, ensinar meus alunos conceitos importantes que são vulgarmente divulgados por políticos e professores despreparados, bem como esclarecer muitas distorções históricas e jurídicas é a parte que me cabe.
Agradeço ao Jornal Notícia Urbana por se preocupar com o nível intelectual da população e permitir que eu faça parte dessa grande família.
A solução para o Brasil
Nos últimos dias estive pensando no curso que irei ministrar sobre Etiqueta Política e como posso apresentar a vocês uma introdução a essa temática de forma simples e, como de costume, sem firulas e demagogias.
Acredito que cultivar as virtudes é amar a verdade e, não somente isso, é mais que tudo buscá-la a cada dia incessantemente em prol do bem comum.
Mas vejam, meus caros, mesmo sendo abertamente um defensor da monarquia, hoje não mais como um ativista, mas no plano ideal, não tenho a pretensão de apresentar soluções em modelos prontos para os problemas do Brasil e do mundo.
Antes que me entendam mal achando que sou ingênuo demais para acreditar que uma elite política ou intelectual poderia mudar os rumos do Brasil por si só, devo dizer que tenho plena consciência de que não há como reverter o estado das coisas no Brasil somente pela via eleitoral, por exemplo, ou somente com a produção cultural de alto nível, muito embora esses sejam os caminhos mais urgentes a serem seguidos escolhidos, e isso já foi esclarecido por Olavo de Carvalho em “O mundo como jamais funcionou”.
O propósito do meu curso de Etiqueta Política é, conforme já tem sido minha postura há alguns anos, a continuidade da minha escolha em me ater à escrita sobre estudos de direito, história, filosofia e afins, no intuito de inspirar alunos e leitores ao cultivo das virtudes.
Nessa linha nos conduz Sertillanges em “A vida intelectual” ao iluminar os caminhos dos que decidem realizar um trabalho intelectual. Ele nos alerta sobre os perigos da agitação do espírito, tornando possível a compreensão dos problemas sem os vícios da paixão.
Enfim, eu só gostaria de externar um pouco do que penso sobre tudo isso e dizer que vocês são muito bem-vindos à nossa jornada de conhecimentos nesse novo curso.
Dr. Evandro Barros – Advogado especialista em Direito Civil e Processual Civil; Mestre em Cognição e Linguagem – UENF; Dr. h.c. em Ciências Humanas, Filosofia; Ciências Jurídicas e Direitos Humanos. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas – MG.