Dezenas de pacientes aguardam numa interminável fila de espera por cirurgia em um dos hospitais de Campos. As cirurgias eletivas, como são chamadas, estão acontecendo com frequência menor devido a falta de sangue no hemocentro da cidade. É o caso, por exemplo, do pastor Fernando Carvalho Maciel, de 80 anos, que está internado desde o dia 3 de março, em hospital particular do município.
De acordo com familiares, ele passaria por um procedimento cirúrgico nesta quarta-feira (26), o que não ocorreu por falta de sangue. O mesmo acontece com os pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Campos. Vários pacientes aguardam por cirurgia cardíaca. Alguns, inclusive, estão há mais de 30 dias internados.
Para doar no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado é necessário apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.
Já na unidade particular, para doação, basta ir até o Núcleo Medicina Transfusional, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h. O Núcleo funciona na Rua Visconde de Itaboraí, 402, Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes.