quinta-feira, 15 maio, 2025
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Geral

Fevereiro Laranja: Hemocentro conscientiza sobre leucemia e doação de medula óssea

Nurbana by Nurbana
20 de fevereiro de 2025
in Geral
Share on Facebook
A campanha “Fevereiro Laranja” tem como objetivo alertar a população sobre a leucemia, a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de ampliar o número de doadores de medula óssea. Durante todo o mês, diversas ações são promovidas para incentivar o cadastro de novos voluntários e reforçar a relevância da doação de sangue. Para muitos pacientes que aguardam um transplante encontrar um doador compatível é a única esperança de vida.
O Hemocentro Regional de Campos (HRC) é um polo cadastrador de doadores de medula óssea, sendo o terceiro do estado do Rio de Janeiro e o primeiro do interior a oferecer esse serviço. Desde 18 de outubro de 2021, quando o cadastro foi inaugurado em uma cerimônia com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, o HRC tem desempenhado um papel essencial no aumento da base de doadores no Brasil.
O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) possui mais de 5 milhões de voluntários cadastrados, tornando-se o terceiro maior banco de doadores do mundo. No entanto, a compatibilidade entre doador e receptor é rara, o que torna essencial o aumento do número de pessoas dispostas a ajudar. A doação de medula é um procedimento seguro e pode beneficiar pacientes com mais de 80 doenças, como leucemia, linfoma e anemia grave. Em 2024, o Hemocentro Regional de Campos registrou 886 novos cadastros no Redome.
CADASTRO E IMPORTÂNCIA DO APLICATIVO REDOME – A assistente social do HRC, Maria Gonçalves, destaca que “Fevereiro Laranja” é um período fundamental para reforçar a conscientização sobre a doação de medula óssea.
“É muito importante que as pessoas entendam que muitos pacientes com leucemia aguardam um transplante e nem sempre encontram um doador na família. Quanto mais pessoas cadastradas, maiores são as chances de salvar vidas. O Hemocentro Regional de Campos realiza esse cadastro durante a doação de sangue. Se você tem entre 18 e 35 anos, pode optar por incluir seu nome no Redome. Existe, inclusive, um aplicativo que permite aos cadastrados conferirem seus dados e mantê-los sempre atualizados. Isso é fundamental, pois, ao detectar compatibilidade com um paciente, o Redome pode acionar o doador para seguir com o processo até o transplante”, comenta.
A EXPERIÊNCIA DE UM DOADOR – O estudante Davi Barreto, de 23 anos, é um dos voluntários que decidiram se cadastrar como doador de medula óssea. Ele conta que, inicialmente, tinha receio do procedimento, mas mudou de ideia ao conhecer um novo método.
“Sempre achei importante doar sangue, mas tinha medo da doação de medula, porque acreditava que exigia cirurgia. Só descobri que existia outro método quando doei sangue há dois anos e me explicaram que o doador também pode tomar um medicamento por alguns dias para estimular a produção das células e depois fazer a coleta sem precisar de cirurgia. Achei interessante e me inscrevi, pois tem muita gente que não pode doar por questões de saúde ou peso. Eu posso e estou saudável, então não vejo motivo para não doar”, enfatiza.
Recentemente, ao procurar o HRC, Davi conheceu o aplicativo Redome. “Não sabia que existia o aplicativo, mas achei ótimo. É simples de usar, basta inserir os dados e já dá para verificar tudo. Até a carteirinha de doador pode ser emitida por lá. Vou imprimir e deixar na minha carteira”, relata.
COMO SE CADASTRAR COMO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA – O Hemocentro Regional de Campos funciona como um importante ponto de doação e cadastramento para doadores de medula óssea. O serviço é realizado durante a doação de sangue, e os interessados devem atender aos seguintes critérios: ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como HIV ou hepatites), não apresentar histórico de câncer, doenças hematológicas ou autoimunes.
O HRC é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende a unidades de saúde em diversos municípios da região, como São Fidélis, Pádua, Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, entre outros. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, diariamente, incluindo finais de semana e feriados. O Hemocentro está localizado na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro Caju.
Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

veja-passos-para-contestar-descontos-nao-autorizados-do-inss
Geral

Veja passos para contestar descontos não autorizados do INSS

15 de maio de 2025
curso-dara-formacao-em-direitos-digitais-para-grupos-minoritarios
Geral

Curso dará formação em direitos digitais para grupos minoritários

15 de maio de 2025
Dia Livre de Impostos terá gasolina mais barata em Campos. Saiba quando será
Destaque Agora

Dia Livre de Impostos terá gasolina mais barata em Campos. Saiba quando será

15 de maio de 2025
medium-divaldo-franco-morre-aos-98-anos,-em-salvador
Geral

Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador

14 de maio de 2025
segurados-do-inss-podem-pedir-devolucao-de-descontos-ilegais
Geral

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

14 de maio de 2025
Ciclista que caiu no Morro do Rato passa por cirurgia de reconstrução de face no Ferreira Machado
Destaque Agora

Ciclista que caiu no Morro do Rato passa por cirurgia de reconstrução de face no Ferreira Machado

15 de maio de 2025

Notícias Recentes

Ambulância pega fogo na Campos-Farol

Ambulância pega fogo na Campos-Farol

15 de maio de 2025
veja-passos-para-contestar-descontos-nao-autorizados-do-inss

Veja passos para contestar descontos não autorizados do INSS

15 de maio de 2025
curso-dara-formacao-em-direitos-digitais-para-grupos-minoritarios

Curso dará formação em direitos digitais para grupos minoritários

15 de maio de 2025
apos-cratera-reabrir,-sabesp-anuncia-construcao-de-alca-de-acesso-temporaria-na-marginal-tiete-–-jovem-pan

Após cratera reabrir, Sabesp anuncia construção de alça de acesso temporária na Marginal Tietê – Jovem Pan

15 de maio de 2025

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist