O evento, que aconteceu na noite desta terça-feira (25), no Teatro Trianon, reuniu dezenas de meninas e mulheres de quase todos os estados brasileiros. Foram 40 misses representando vários municípios de todo país. O Miss Brasil Real é organizado pela Agência Rosana Gusmão, e pelo terceiro ano consecutivo trás para Campos, a final nacional deste que é considerado um dos maiores concursos de beleza do país.
Com a plateia do Teatro Trianon praticamente lotada, e com a presença de centenas de pessoas de outros estados e municípios, tendo também o público local prestigiado o evento, inclusive, a primeira-dama, Tassiana Oliveira, que representou o prefeito, Wladimir Garotinho, momentos antes do concurso deu às boas vindas as finalistas.
O evento teve atrações musicais de talentos de Campos e Região, como, Natália Reis, que cantou o hino nacional, em seguida a Laurah Pessanha, e a participação especial de Dodó Cunha.
As misses finalistas esbanjaram muito charme, beleza e desenvoltura, inclusive, demonstrando através dos trajes típicos a cultura e arte dos seus municípios. A vencedora na categoria adulto foi a, Jennifer Ferreira, do município de Diadema, estado de São Paulo.
Na categoria MRS+, a qual podem participar mulheres na faixa etária de 30 à 39 anos, a vencedora foi a Vânia de Paula, de Ponta Grossa, Paraná.
E na categoria MRS, onde podem participar mulheres de 17 à 29 anos de idade, que são casadas ou tem filhos, a vencedora foi a Natália Oliveira, de São Paulo.
A vencedora na categoria Plus Size foi a Nathy Troccoli, do município de Queimados, no estado do Rio de Janeiro.
Na categoria Juvenil, a vencedora é Maria Júlia, da cidade de Vazante, Minas Gerais.
A vencedora na categoria Kids foi a Izabella Luiza, de Vespasiano, Minas Gerais.
E foi de Rondonópolis, Mato Grosso do Sul, a finalista que venceu na categoria Pré Kids, a Manu Moreira.
Na categoria Baby, a vencedora foi a Ayla Cabral, do município de Ibirama, que fica no estado de Santa Catarina.
Participaram da cerimônia da entrega das faixas, as misses que venceram a edição anterior, a Lorena Hadassa, Giovanna Carolina, Lara Mendes, Sabrina Knupp e a Raiane Lima.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, que inclusive destinou à pedido do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama, Tassiana Oliveira, 50% dos ingressos para alunos de escolas públicas do município e instituições beneficentes. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e a Ver TV também apoiaram a Final do Miss Brasil Real.
Foram convidados para formar o corpo de jurados, o jornalista, Everaldo Cabral, o professor e historiador, Marcelo Sampaio, o fotógrafo, Maurício Falcão, as empresárias do segmento da moda, Márcia Gomes e Fernanda Matos, além da Yoná Alves Sampaio.
O evento movimentou a economia local devido a permanência de centenas de pessoas de fora do município, que aqueceram às vendas no comércio, salões de beleza, e lojas de trajes de festas e roupas, além de restaurantes, hotéis e pousadas.
As finalistas deixam a cidade, mas o legado permanece, onde demonstraram que tão importante quanto a beleza, a cultura e a solidariedade devem fazer parte do universo das misses, inclusive foram doadas para a Casa Irmãos da Solidariedade, quase 40 cestas básicas.