Você sabe como nasce uma notícia? Com uma simples informação. A partir dela, o jornalista vai reunindo muitos outros elementos, a fim de lapidar todos esses dados e transformá-los em algo concreto, que chega até você. Mas, antes que isso aconteça, é preciso que exista um jornal – e muitos deles nascem a partir de um simples sonho, desejo ou necessidade. Pois foi exatamente assim que surgiu o Notícia Urbana, que há 10 anos nascia em Campos dos Goytacazes, pelas mãos do jornalista Everaldo Cabral. Seu desejo? Criar um veículo próprio, com forte vocação para os fatos relevantes do cotidiano, mas sem comprometer a linha editorial do dia a dia e sempre fiel ao seu único e maior propósito: informar as pessoas. Mexer com gente.
Por isso, desde 2015, quando o NU surgiu como um site alternativo na cidade, ele angariou um alcance sem precedentes na região. E assim foi alavancando cada vez mais visualizações e, hoje, dia 23 de fevereiro de 2025, após 10 anos no ar, o veículo online é um dos mais conhecidos, lidos e respeitados em toda a região. “De coração, meu mais sincero obrigado a cada leitor que é a razão estarmos aqui em meio a todas as dificuldades e desafios que toda empresa enfrenta”, agradeceu o fundador e diretor, o jornalista Everaldo Cabral.
De acordo com ele, alguns números impressionam. “Ao longo dessa primeira década, publicamos quase 30 mil notícias, tivemos, ao todo, mais de 100 milhões de visualizações, conseguimos mais de 100 mil leitores divididos no site, Facebook, Instagram e Whatsapp, recebemos três importantes premiações e demos incontáveis furos de reportagem”, disse.
E, claro, para alcançar números tão expressivos, o jornal contou e conta com uma equipe para tal feito. “Além da nossa redação, contamos com a parte administrativa, cuja responsável é Thais Cabral, além dos respeitados colunistas como o argentino Abel Maurício, o advogado e escritor, Evandro de Barros, o publicitário, Papauah na Rede, o estudante de história e pesquisador, Mateus Alvarenga, e tantos outros que, de alguma forma, contribuíram para esse sucesso”, ressaltou.
Com notícias imparciais e polêmicas, o Jornal Notícia Urbana – como todo bom veículo que se preze – também foi alvo de algumas ações judiciais. Em relação a isso, Cabral também divulga números. “Nesses dez anos, tivemos doze processos. Ou seja, pouco mais de um por ano. Desses, apenas uma condenação. Considero um número baixo pela qualidade e transparência das informações e pelo tempo que o jornal está no ar”, divulgou.
Além do site noticiaurbana.com.br, o Jornal NU também está no Facebook, Instagram e mais de 100 grupos de Whatsapp.
E a partir de hoje, graças a Deus, rumo a segunda década.