O Hospital Armando Vidal de São Fidélis realizou, na última terça-feira (15), uma laparotomia para retirada de um cisto ovariano de um tamanho fora do normal. Depois que abriram o corpo da mulher, os médicos se depararam com um “cisto gigante”.
Segundo médico Marino Oliveira, a paciente não soube precisar há quanto tempo percebeu o volume abdominal. A paciente é uma idosa de 65 anos e de biotipo magra, mas apresentava o abdômen como de uma gestante de final de gestação. Isso é sem sombra de dúvidas reflexo da dificuldade que a população tem de ter acesso aos serviços de saúde e principalmente ao longo período que ficamos sem realizar cirurgias eletivas e com os ambulatórios de especialidades fechados.
“Agora estamos muito sobrecarregados, com filas intermináveis de pacientes aguardando cirurgia e cada vez mais eles chegarão para ser atendidos com quadros avançados e mais graves, infelizmente é nossa triste realidade” – disse o médico.
O médico destacou que o cisto ovariano pode ser detectado no início do quadro através de exame de ultrassonografia e reforçou a importância da realização de consultas e exames periódicos.
“O exame de preventivo não faz diagnóstico de doença ovariana e sim de doenças do colo do útero somente. Daí a importância de uma avaliação completa e periódica pelo ginecologista” – frisou o clínico.
O Hospital Armando Vidal informou que a paciente foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma evolução satisfatória.