Centenas de peixes mortos e entulhos apareceram na manhã desta quarta-feira (30) no Canal Campos-Macaé, a Beira Valão, no Centro de Campos. A cena chamou a atenção e despertou curiosidade em quem passava pelo local.
Equipes de mergulho e salvamento foram ao local e recolheram os peixes. Ainda não se sabe o motivo da mortandade, a origem dos peixes e do entulho.
Por meio de nota oficial o Subsecretário de Meio Ambiente de Campos, Renê Justen, afirma que é estranha a presença de peixes nas condições atuais do canal, ele acrescenta que é uma situação atípica. Confira a nota:
“É aparentemente estranha a presença desses tipos de peixes nas condições em que se encontra o canal, com nível de água muito baixo devido ao fechamento da comporta junto ao Rio Paraíba e com a presença de representativa quantidade de sedimento orgânico. Acrescento que caso esse peixe tenha entrado no canal por extravasamento na comporta, quando o rio Paraíba atingiu a cota superior a 10m há cerca de um mês, a morte ocorreu devido às condições do canal, associada ao aumento da temperatura da água, em função do calor atual, que por estratificação térmica aumenta o processo de fermentação do lodo liberando gases tóxicos e letais às espécies, além da baixa concentração de oxigênio dissolvido presente na água do canal. É uma situação atípica.
A Subsecretaria esclarece que o monitoramento da qualidade da água e a limpeza dos canais é de responsabilidade do Inea. A pasta não tem informações sobre o que pode ter provocado a morte dos peixes.” disse o secretário
A concessionária Águas do Paraíba, responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto em Campos dos Goytacazes, não sabe a origem dos peixes, mas acredita que as chuvas de terça-feira podem ter contribuido para a morte dos animais.