Quem anda de carro ou moto pelas ruas de Campos sabe o caos que é o trânsito na cidade. Em algumas ruas, esse pesadelo fica ainda pior É o caso das Avenidas como Arthur Bernardes, que era para ser uma via expressa, Alberto Torres, Rua Tenente Coronel Cardoso e tantas outras. O trânsito simplesmente não flui.
Entre os principais motivos para esse engarrafamento contumaz está a falta de sincronia dos sinais de trânsito. Levantamento feito pelo jornal Notícia Urbana mostra que, em média, nessas avenidas, a distância de um sinal para o outro é de cerca de 400 metros. É aqui que está o problema: como estão relativamente próximos uns dos outros, o ideal, segundo especialistas, é que eles estivessem sincronizados. Quando um estiver verde, o certo, para dar maior fluidez ao trânsito, seria os próximos na mesma reta também estarem abertos. O mesmo aconteceria com os sinais no momento em que estivessem fechados (vermelhos).
Em algumas ruas, como na Avenida Alberto Torres, no Parque Leopoldina, é possível encontrar sinais com defeito. Isso, quando há semáforos.
Morador de Campos há mais de 20 anos, Antônio Claudio dos Santos diz que infelizmente esse é um problema que a cidade enfrenta há anos e que acredita que uma solução paliativa seria a sincronização dos sinais. “Sempre foi assim, desde que me mudei para cá. Em alguns trechos, como no cruzamento da Avenida 28 de Março com Arthur Bernardes e Alberto Torres, todos os dias têm gargalo”, conta.
Em algumas grandes cidades, como Vitória no Espírito Santo, por exemplo, a prefeitura conseguiu reduzir significativamente os congestionamentos com a sincronização dos sinais. A capital capixaba, porém, não pode servir de parâmetro para Campos. Mesmo com toda a dificuldade, Vitória ainda possui um transporte público relativamente digno para a população, diferente da terra do chuvisco.
O jornal Notícia Urbana entrou em contato com a assessoria da prefeitura para saber se o poder público estuda a possibilidade da sincronização e para saber o que a prefeitura tem feito para reduzir os constantes engarrafamentos na cidade e aguarda resposta.