O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta segunda-feira (31), durante visita oficial a Campos, a duplicação do trecho urbano da BR-101, rodovia federal que corta o município e liga o país de norte a sul. O projeto foi entregue ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em agosto do ano passado em Brasília e ratificado quando o ministro esteve em Campos. Os recursos para a obra já estão garantidos pela bancada federal, segundo a parlamentar.
Projeto de duplicação – Na BR-101, uma demanda envolve a duplicação das faixas de rolamento num trecho de 1,2 km, entre os kms 64,1 (rua Rocha Leão) e 65,3 (acesso ao Boulevard Shopping), com a utilização dos acostamentos e da faixa de domínio existente. Nas propostas encaminhadas ao ministro constam ainda a transferência para administração federal do trecho urbano correspondente à ponte municipal Alair Ferreira e suas vias de acesso (avenida Estilac Leal e rua Espírito Santo), totalizando cerca de 2 km, com a conclusão das obras do dispositivo para interligação com a BR 356. Outro ponto inclui a ampliação da capacidade de tráfego entre os kms 65,3 e km 67, cujo projeto e os custos já foram incluídos na revisão tarifária da atual concessionária da BR-101/RJ.
No aeroporto, o ministro Tarcísio de Freitas confirmou a duplicação de trechos urbanos das BR 101 em Campos, a pedido da Prefeitura, que já tem recursos alocados e, ainda, destacou a importância de outros investimentos para a região. Também foi assinada hoje a adesão a um contrato para a construção de 40 km de ferrovias que vão interligar o Porto do Açu ao traçado da EF-118, que liga Vitória (ES) ao Rio.