domingo, 7 junho, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home País

Estado de São Paulo confirma segunda morte por intoxicação causada por metanol – Jovem Pan

Jovem Pan by Jovem Pan
5 de outubro de 2025
in País
estado-de-sao-paulo-confirma-segunda-morte-por-intoxicacao-causada-por-metanol-–-jovem-pan

Estado de São Paulo confirma segunda morte por intoxicação causada por metanol – Jovem Pan

Share on Facebook

As duas vítimas são homens de 46 e 54 anos, moradores da capital paulista; governo paulista contabiliza 162 notificações, sendo 14 confirmadas, 148 em análise e 15 descartadas

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2025 16h52 – Atualizado em 04/10/2025 16h58

Marcelo D. Sants/Ato Press/Estadão Conteúdo

Loja de Bebidas foi interditada pela Vigilância Sanitária na rua Conselheiro Ramalho, na Bela Vista, região central de São Paulo

Loja de bebidas interditada pela Vigilância Sanitária na rua Conselheiro Ramalho, na Bela Vista, região central de São Paulo

O governo de São Paulo confirmou, neste sábado (4), a segunda morte por intoxicação causada por metanol. As duas vítimas confirmadas são homens de 46 e 54 anos, moradores da capital paulista. No total, há 14 casos confirmados e outros 148 sob investigação. Entre os casos investigados, há sete mortes que ainda aguardam confirmação laboratorial: quatro em São Paulo (de 36, 45, 50 e 70 anos), duas em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos) e uma em Cajuru (26 anos). Todos os óbitos suspeitos são de homens. Ao todo, o estado contabiliza 162 notificações — sendo 14 confirmadas, 148 em análise e 15 descartadas.

Pela manhã, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comunicou 127 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em todo o país. A maioria das ocorrências foi registrada no estado de São Paulo. Também havia registros em Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Paraná, Distrito Federal, Roraima, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí. Os números devem aumentar  à medida que novas informações das secretarias estaduais de Saúde forem incluídas.

Ministério da Saúde amplia estoque de antídotos

Diante do aumento das notificações, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil doses de fomepizol, medicamentos usados no tratamento da intoxicação por metanol. A previsão é que os antídotos estejam disponíveis até o fim da próxima semana.

Segundo Padilha, os insumos serão distribuídos a centros de toxicologia e hospitais universitários em todo o país. “Essa ampliação assegura que nenhum paciente fique sem acesso ao tratamento adequado”, afirmou o ministro durante coletiva em Teresina (PI). O ministério explicou que os dois medicamentos — etanol e fomepizol — podem ser aplicados assim que houver suspeita de intoxicação, sem necessidade de aguardar o resultado laboratorial, desde que haja prescrição e acompanhamento médico.

A aquisição do fomepizol foi realizada em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), junto a um fabricante do Japão que mantém estoques nos Estados Unidos. O medicamento será enviado ao Brasil na próxima semana e distribuído conforme a demanda dos estados. “Essa aquisição, feita em tempo recorde, reforça nosso estoque estratégico e amplia as alternativas de tratamento disponíveis”, destacou Padilha.

Ações de vigilância e diagnóstico

Para acelerar as confirmações, o Ministério da Saúde mobilizou a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, com três unidades já operando na análise das amostras: o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), o Laboratório Municipal de São Paulo e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

A Anvisa também identificou 604 farmácias de manipulação aptas a produzir etanol farmacêutico em caráter emergencial, garantindo cobertura em todas as capitais do país.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

A onda de intoxicações tem sido associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol — substância altamente tóxica que pode causar cegueira e morte mesmo em pequenas quantidades. Autoridades reforçam o alerta para que a população evite o consumo de produtos de origem desconhecida ou sem registro sanitário.

Leia também

Polícia Civil do RJ faz operação contra bebidas adulteradas após aumento de casos de intoxicação por metanol

Brasil já tem 127 casos suspeitos de intoxicação de metanol, diz ministro da Saúde

  • BlueSky

  • Tags:
  • bebidas adulteradas, intoxicação, metanol, Ministério da Saúde, São Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >

  • Mais JP
    • Últimas Notícias
    • Opinião Jovem Pan
    • Videos
  •  
    • Podcasts
    • JP News
  •  
    • Afiliadas
    • Ouça a Rádio Jovem Pan Ao Vivo
  •  
    • Atlas de cobertura
    • Sobre a Jovem Pan

Jovem Pan
  • Anuncie
  • Feed RSS
  • Aplicativos
  • Política de Privacidade
  • Política de Ética
  • Nossa Redação
  • Bluesky
  • tiktok logo
  • (11) 93117-0620
Object1ve

Todos os direitos reservados – Portal Jovem Pan Online – Rádio Panamericana S/A
Av. Paulista, 807 – 24º andar – Cerqueira César – São Paulo – SP
+55 11 2870-9700 – [email protected]

?>

Jovem Pan

Jovem Pan

RelacionadaPostagens

o-erro-silencioso-no-inverno-que-destroi-o-ar-condicionado-do-carro-–-jovem-pan
País

O erro silencioso no inverno que destrói o ar-condicionado do carro – Jovem Pan

5 de junho de 2026
homem-que-tentou-estuprar-nutricionista-em-sao-paulo-implorou-para-nao-ser-preso-–-jovem-pan
País

Homem que tentou estuprar nutricionista em São Paulo implorou para não ser preso – Jovem Pan

5 de junho de 2026
jairinho-e-condenado-a-43-anos-por-homicidio-e-tortura-na-morte-do-menino-henry-–-jovem-pan
País

Jairinho é condenado a 43 anos por homicídio e tortura na morte do menino Henry – Jovem Pan

4 de junho de 2026
poderdata:-46%-avaliam-trabalho-do-stf-como-‘ruim-ou-pessimo’-–-jovem-pan
País

PoderData: 46% avaliam trabalho do STF como ‘ruim ou péssimo’ – Jovem Pan

4 de junho de 2026
Familiares e amigos enterram corpos de empresário e esposa mortos em Campos
Destaque Agora

Familiares e amigos enterram corpos de empresário e esposa mortos em Campos

5 de junho de 2026
corpus-christi:-por-que-feriado-muda-de-data-todos-os-anos?-–-jovem-pan
País

Corpus Christi: Por que feriado muda de data todos os anos? – Jovem Pan

3 de junho de 2026

Notícias Recentes

Um morto e outro baleado em sábado violento em Campos

Um morto e outro baleado em sábado violento em Campos

6 de junho de 2026
lula-sanciona-lei-que-garante-renovacao-automatica-da-cnh

Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH

6 de junho de 2026
Queda de moto deixa três feridos em Campos

Queda de moto deixa três feridos em Campos

6 de junho de 2026
mega-sena-sorteia-premio-estimado-em-r$-32-milhoes-neste-sabado

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 32 milhões neste sábado

6 de junho de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist