quarta-feira, 29 abril, 2026
Notícia Urbana
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home País

SP: capital tem 3,7 mil crianças e adolescentes em situação de rua

Nurbana by Nurbana
2 de agosto de 2022
in País
Share on Facebook

A capital paulista tem 3.759 crianças e adolescentes (grupo de zero a 17 anos de idade) em situação de rua. O dado é do Censo de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, realizado pela prefeitura de São Paulo no último mês de maio. O resultado é 104% superior ao registrado no censo anterior, de 2007, em que foram encontradas 1.842 crianças e adolescentes em situação de rua na cidade.

A pesquisa considera o conceito do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para crianças e adolescentes em situação de rua: menores com direitos violados que utilizam logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia ou sobrevivência, de forma permanente ou intermitente, em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social.

O levantamento mostra ainda que, do total de crianças em situação de rua, 73,1% (2.749) utilizam as ruas como forma de sobrevivência, ainda que por um breve período do dia; 16,2% (609) estão acolhidos nos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) e em Centros de Acolhida Especial para Famílias; e 10,7% (401) pernoitam nas ruas.

De acordo com o censo, 2.227 (29,2%) crianças e adolescentes são do sexo masculino, 1.453 (38,7%) do sexo feminino e 79 (2,1%) não souberam ou não quiseram informar. A faixa etária de 12 a 17 anos é a que concentra o maior número, 1.585 (42%); seguida dos que possuem até seis anos, 1.151 crianças (30,6%); e 1.017 (27,1%) que têm de sete a 11 anos. Seis (0,2%) não quiseram informar a idade.

Segundo o estudo, aqueles que se autodeclararam de cor parda representam 43% (1.615); de cor preta, 28,6% (1.074); branca, 811 (21,6%); 34 (0,9%) se declararam indígenas; 20 (0,5%), amarela; e um, morena; 166 não souberam ou não quiseram declarar.

“O que choca é que temos 1.151 crianças com até seis anos de idade, na primeira infância, que estão nas ruas, representam 30% do total e, em muitas situações, estão desacompanhadas de familiares e de responsáveis legais, de adultos”, destacou o presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, que classificou o número como estarrecedor.

O advogado ressaltou que essas crianças e adolescentes estão expostos com relação à integridade física, à exploração do trabalho infantil, à exploração sexual e a serem usadas no tráfico de drogas. “São Paulo precisa investir em programas de abordagem, de educação social de rua, ampliando o número de educadores sociais, de programas e de serviços. As abordagens devem visar o retorno dos vínculos familiares das crianças com as famílias, o retorno delas para as escolas ou a inclusão escolar. Precisamos também de casas de acolhimento, de centros de referência especializados com equipes multidisciplinares para que tenhamos um atendimento qualificado”, ressaltou Castro Alves.

Ações

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que conta com cerca de 500 orientadores distribuídos nas 27 equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) de modalidade mista (adultos e crianças), que ofertam diariamente 2.090 vagas de acolhimento para crianças e adolescentes.

A administração municipal disse ainda que possui uma malha diversificada de serviços voltados às crianças e aos adolescentes, compreendidos no âmbito da Proteção Básica, que tem 664 serviços e mais de 160 mil vagas, e da Proteção Especial, com 276 serviços e mais de 12 mil vagas.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

oruam,-mae-e-irmao-sao-alvos-de-prisao-preventiva-em-operacao-contra-o-cv-–-jovem-pan
País

Oruam, mãe e irmão são alvos de prisão preventiva em operação contra o CV – Jovem Pan

29 de abril de 2026
caso-gisele:-tenente-coronel-acusado-de-matar-esposa-sera-julgado-na-justica-comum-–-jovem-pan
País

Caso Gisele: tenente-coronel acusado de matar esposa será julgado na Justiça comum – Jovem Pan

29 de abril de 2026
operacao-da-pf-mira-corrupcao-no-porto-do-rio;-17-auditores-sao-afastados-–-jovem-pan
País

Operação da PF mira corrupção no Porto do Rio; 17 auditores são afastados – Jovem Pan

28 de abril de 2026
morre-a-vereadora-luciana-novaes,-que-ficou-tetraplegica-apos-bala-perdida-no-rio-–-jovem-pan
País

Morre a vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica após bala perdida no Rio – Jovem Pan

28 de abril de 2026
homem-com-espada-invade-viracopos,-e-pm-usa-arma-de-choque-para-realizar-prisao-–-jovem-pan
País

Homem com espada invade Viracopos, e PM usa arma de choque para realizar prisão – Jovem Pan

27 de abril de 2026
bolsa-familia:-caixa-paga-beneficiarios-com-nis-final-7-nesta-segunda-feira-–-jovem-pan
País

Bolsa Família: Caixa paga beneficiários com NIS final 7 nesta segunda-feira – Jovem Pan

27 de abril de 2026

Notícias Recentes

Operação Páscoa na BR-101/RJ: Arteris Fluminense projeta fluxo de 450 mil veículos

Arteris estima mais de 440 mil veículos na BR‑101 no feriado do Dia do Trabalho

29 de abril de 2026
Dia das Mães: pijama confortável entre os presentes mais certeiros

Dia das Mães: pijama confortável entre os presentes mais certeiros

29 de abril de 2026
Corpo de jovem desaparecido no Rio Paraíba do Sul é encontrado após três dias de buscas

Corpo de jovem desaparecido no Rio Paraíba do Sul é encontrado após três dias de buscas

29 de abril de 2026
mega-sena-acumula-novamente-e-premio-principal-vai-para-r$-130-milhoes

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

29 de abril de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist