sexta-feira, 13 junho, 2025
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home País

STF decidirá se testemunha de Jeová pode recusar transfusão de sangue

Nurbana by Nurbana
9 de agosto de 2024
in País
Share on Facebook

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar nesta quinta-feira (8) se as testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue em tratamentos realizados pelo Sistema Único da Saúde (SUS). A Corte também decidirá se o Estado deve custear tratamento alternativo que não utilize a transfusão de sangue. Por razões religiosas, as testemunhas não realizam o procedimento.

Dois recursos protocolados na Corte motivam o julgamento da questão. O primeiro envolve o caso de uma mulher que se recusou a conceder autorização para transfusão de sangue durante cirurgia cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Diante da negativa, o hospital não realizou o procedimento.

No segundo caso, um homem, que também faz parte do grupo religioso, pediu que a Justiça determine ao SUS o custeio de uma cirurgia ortopédica que não realiza a transfusão, além do pagamento dos gastos com o tratamento.

Segundo a advogada Eliza Gomes Morais Akiyama, representante da mulher que recusou a transfusão, as testemunhas de Jeová passam dificuldades para manter sua saúde. Eliza também defendeu que o Estado deve oferecer tratamentos sem o uso de transfusão de sangue.

“A recusa não é um capricho. Recusar transfusão de sangue está estritamente ligado ao exercício da dignidade pessoal e para viver poder em paz com ela mesma e com o Deus que ela tanta ama, Jeová. Será que essa recusa é um ato de extremismo, de fanatismo religioso ou será que o avanço da medicina e do direito tem apontado que é razoável e legitimo um paciente fazer essa escolha em razão de suas convicções religiosas?”, questionou.

O defensor público Péricles Batista da Silva defendeu a implantação de um protocolo para atendimento das testemunhas de Jeová e disse que a escolha de não passar pela transfusão deve ser respeitada quando médicos tiverem conhecimento da condição. “Não há como obrigar um paciente adulto e capaz a receber um tratamento médico.”

Para o advogado Henderson Furst, representante da Sociedade Brasileira de Bioética, a autonomia dos pacientes deve ser respeitada pelos médicos, contudo ele apontou que há insegurança jurídica para os profissionais de saúde.

“Trata-se de observar um entendimento mais amplo. Como registrar essa autonomia? Um testamento será suficiente? Preciso registrar no cartório ou não?”, questionou.

Na sessão de hoje, os ministros ouviram as sustentações das partes envolvidas no processo. Os votos serão proferidos no julgamento da causa, que ainda não tem data definida.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

sao-paulo-enfrenta-mais-um-dia-gelado-nesta-quinta-feira-–-jovem-pan
País

São Paulo enfrenta mais um dia gelado nesta quinta-feira – Jovem Pan

12 de junho de 2025
99-lanca-sistema-de-alertas-para-prevenir-acidentes-em-corridas-de-moto-–-jovem-pan
País

99 lança sistema de alertas para prevenir acidentes em corridas de moto – Jovem Pan

12 de junho de 2025
Mais de 1600 vagas para o Corpo de Bombeiros serão abertas no Estado do Rio
Destaque Agora

Mais de 1600 vagas para o Corpo de Bombeiros serão abertas no Estado do Rio

12 de junho de 2025
saiba-como-vai-funcionar-a-parceria-do-google-com-pm-de-sp-para-ajudar-vitimas-de-roubo-a-bloquear-celulares-–-jovem-pan
País

Saiba como vai funcionar a parceria do Google com PM de SP para ajudar vítimas de roubo a bloquear celulares – Jovem Pan

11 de junho de 2025
sao-paulo-tem-alerta-para-baixas-temperaturas-nesta-quarta-–-jovem-pan
País

São Paulo tem alerta para baixas temperaturas nesta quarta – Jovem Pan

11 de junho de 2025
tiroteio-em-operacao-policial-fecha-vias-expressas-e-deixa-feridos-no-rio-de-janeiro-–-jovem-pan
País

Tiroteio em operação policial fecha vias expressas e deixa feridos no Rio de Janeiro – Jovem Pan

10 de junho de 2025

Notícias Recentes

Marcelo Feres assume Câmara, e Tânia Alberto entra na Secretaria de Educação de Campos

Marcelo Feres assume Câmara, e Tânia Alberto entra na Secretaria de Educação de Campos

12 de junho de 2025
Morador de Campos que matou ex-companheira é preso 26 anos depois do assassinato

Morador de Campos que matou ex-companheira é preso 26 anos depois do assassinato

12 de junho de 2025
mega-sena-sorteia-nesta-quinta-feira-premio-acumulado-em-r$-90-milhoes

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 90 milhões

12 de junho de 2025
rj:-fiscalizacao-autua-14-postos-de-combustivel-por-adulteracao

RJ: fiscalização autua 14 postos de combustível por adulteração

12 de junho de 2025

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist