Dois ex-guardas municipais de Campos foram detidos por estarem usando o uniforme da Guarda Civil Municipal de Campos durante evento que aconteceu na Praça do Liceu, o Samba na praça, nesta terça-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. Além da farda, os farsantes ainda estavam com equipamentos da coporação. Fardados, eles se reunem em alguns eventos para promover manifestações.
O comandante da GCM, Alex Anselmet, e o subcomandante, Thennyson Coelho, que estavam presentes, visualizaram o movimento e iniciaram a interlocução. Durante o diálogo, dois homens insistiram em permanecer uniformizados, sendo que o restante do grupo aceitou retirar os uniformes e foram embora.
Em nota publicada nas redes sociais da GCM, a informação é a de que ‘Esse grupo tem a prática de produzir vídeos em via pública, todos uniformizados, se passando por Guardas Municipais para insultar pessoas e a instituição por interesses politiqueiros‘. Diante dos fatos, com o apoio das guarnições do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e do Grupamento de Proteção Social (GPS), os dois homens foram conduzidos para a 134ª DP. Já dentro da unidade policial, um dos conduzidos desacatou um agente do GOE.
Ainda em nota da GCM, a informação foi a de que dentre os crimes cometidos estão resistência à prisão, desacato e usos de insígnias e símnolos próprios do poder municipal. O uniforme e os equipamentos foram apreendidos pela autoridade policial.
Com a criação do Estatuto da GCM e a estruturação de toda a instituição, passa a ter destaque regulamentações como a do uniforme da GCM. Qualquer cidadão que for pego utilizando o uniforme e os símbolos da Guarda Municipal será encaminhado para a Delegacia.