A triste realidade da nossa cidade não está apenas atribuída só à má gestão do atual prefeito Wladimir Garotinho. Uma parcela considerável dessa má gestão também é de responsabilidade da câmara de vereadores, onde a maioria dos representantes do povo não faz seu papel constitucional, servindo apenas como um puxadinho do poder executivo municipal, com objetivo de apoiar as medidas ditatoriais do atual governo.
Não é preciso ser um visionário para entender o que está acontecendo na nossa cidade. Basta, apenas, observar o comportamento dos seus entes políticos, cuja maioria não faz o seu papel para qual foi eleito.
Muitos vereadores que fizeram oposição ou atual governo na época das eleições mudaram de lado, demostrando a pura intenção de permanecer no poder, com o apoio do atual prefeito. Na verdade, entendo que o tema central deveria ser o de zelar pelo bem estar da população, garantindo os direitos sociais dos campistas, e não servindo de apoio de um projeto de poder intitulada pelo atual poder executivo municipal.
Mas nem tudo está perdido completamente. Hoje nós ganhamos, e ela primeira vez na história um Governador do Estado (Claudio Castro –PL-RJ), auxiliado pelo deputado licenciado o atual Secretário de Governo Rodrigo Bacellar que tem olhado para necessidade do povo campista e tem ouvido o clamor e o sofrimento da população, conquistas visíveis acontecem não só em Campos, mas em toda a região Norte e Noroeste Fluminense.
Diferentemente da maioria dos vereadores e do prefeito, que tem fechado os olhos para necessidade básica do povo, Rodrigo tem agido como um verdadeiro representante do povo em toda a região.
Em destaque temos algumas ações e conquistas que foram alcançadas pela população como: Restaurante Popular, Detran em Guarus, recursos para salários dos servidores de Campos, reforma do HGG, melhorias na UPA, recuperação de estradas e parcerias com prefeitos em obras que eram esperadas por décadas. Essas são algumas ações do governo Cláudio Castro no Norte e Noroeste. E a região tem um representante no alto escalão do governo Castro, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Governo Rodrigo Bacellar. Ele detalha o olhar do governo Castro pelo Norte e Noroeste.
“Basta fazer uma pesquisa sobre ações do governo estado nas últimas décadas para constatar que a gestão do governador Cláudio Castro fez em pouco tempo o que jamais havia sido feito pelo interior. E muito disso se deve a capacidade e a sensibilidade do governador em entender que não existe um estado forte e desenvolvido sem um interior forte”, destaca Rodrigo.
Assistência Social — O programa RJ Alimenta, do governo do estado, tem feito a diferença para milhares de campistas que se alimentam diariamente no Restaurante do Povo.
Restaurante em Guarus — “Já estamos definindo a área para a abertura do primeiro restaurante do povo para o povo de Guarus. Outra ação do estado, com café da manhã e almoço para toda a população. Seguimos trabalhando levando todos os principais programas para perto das pessoas”.
Saúde — Só em Campos, o governo do estado destinou R$ 76 milhões para custeio na Saúde de Campos logo no início da gestão do prefeito. O HGG já teve a sua obra iniciada, com 100% da verba do governo estadual. Enquanto deputado, apresentei inclusive um projeto para estadualizar o HGG.
Agricultura — Com maquinário e estrutura do estado, produtores estão sendo atendidos com a recuperação de estradas. Esse trabalho será ampliado, facilitando o escoamento da produção dos produtores rurais do interior do Rio. Melhorando a logística de escoamento, também aumentaremos a nossa produção, aquecendo ainda mais a economia do nosso Rio de Janeiro
Procon estadual — Equipes do Procon-RJ têm mantido contato direto com a população e empresários, em um trabalho de conscientização.
Meio Ambiente — Programa Limpa Rio chegou a Campos em abril. Foram realizadas as dragagens dos Canais Cacomanga, São Bento, Saco e Coqueiros. O programa também atuou em São Fidélis, Macaé e outras cidades do Norte e Noroeste.
UPA — Em parceria com a iniciativa privada, iniciamos um trabalho de melhoria na estrutura da UPA de Campos. Hoje a unidade é toda climatizada, com estrutura digna para quem precisa de atendimento e também para os profissionais que ali atuam.
Detran em Guarus — Um sonho antigo da população de Guarus foi realizado com a abertura de uma base do Detran no distrito. Mais uma vez estamos levando equipamentos do estado para perto do nosso cidadão.
RJ-204 — Estrada que liga o distrito de Vila Nova, em Campos, ao município de Cardoso Moreira.
RJ-230 — Estrada que liga a localidade de Santo Eduardo, no Norte de Campos, e vai até o município de Bom Jesus de Itabapoana, também está recebendo ações do DER, sendo completamente recapeada.
Corpo de Bombeiros — Uma indicação legislativa minha enquanto deputado, vai se tornando realidade. Implantaremos um destacamento do Corpo de Bombeiros na Baixada Campista, facilitando atendimentos em toda a região.
Esse são algumas benfeitorias conquistada com boa vontade e trabalho, pensada nas necessidades do povo sem olhar para práticas eleitoreiras, cujo seu objetivo e cumprir seu papel institucional e constitucional devolvendo o a dignidade a população sofrida da nossa cidade, se tivéssemos representantes com esses objetivo (O povo e primeiro lugar) haveria menos sofrimento e desigualdade entre as pessoas.
*Alexandre Manske tem formação superior em processos gerenciais, estudante de políticas nacionais e é técnico de planejamento integrado