domingo, 8 novembro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

Alex Rodrigues - Reporter da Agencia Brasil by Alex Rodrigues - Reporter da Agencia Brasil
26 de dezembro de 2025
in Política
bolsonaro-e-submetido-a-cirurgia-para-tratamento-de-hernia-bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

Share on Facebook

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi submetido, nesta quinta-feira (25), a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral. Realizado em um hospital particular de Brasília (DF), com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o procedimento cirúrgico demorou mais de três horas e, segundo os médicos responsáveis, transcorreu conforme o previsto.

“O procedimento ocorreu sem nenhuma intercorrência”, afirmou o cirurgião Cláudio Birolini a jornalistas, após o término da operação e a transferência de Bolsonaro para o quarto onde ele permanecerá em observação pelos próximos dias.

Segundo Birolini, a hérnia identificada do lado esquerdo do abdômen ainda estava em fase inicial, sendo menor que a existente do lado direito, mas a equipe médica concluiu que seria mais oportuno operá-la agora, para tentar evitar uma futura cirurgia para tratar o problema.

“Se não a resolvessemos agora, daqui a alguns meses ele [Bolsonaro] ia desenvolver um quadro clínico do mesmo jeito que o que desenvolveu do lado direito. Então, já foi feita a correção [da hérnia inguinal bilateral] de ambos os lados”, acrescentou o cirurgião, explicando que, durante a cirurgia, realizada com ajuda de anestesia geral, a equipe médica implantou uma tela de polipropileno na parte interna da parede abdominal, reforçando-a para evitar a ocorrência de outras hérnias.

A previsão inicial da equipe médica é que Bolsonaro demore entre cinco e sete dias para se recuperar da cirurgia. Tempo durante o qual ele ficará em observação, fazendo fisioterapia e outros procedimentos a fim de evitar, entre outras coisas, problemas vasculares, como um eventual um tromboembolismo venoso, ou seja, a formação de cóagulos.

Além disso, os médicos vão reavaliar a necessidade de um procedimento para tentar sanar os soluços recorrentes que há meses acometem o ex-presidente.

“Este é um ponto central [do acompanhamento do paciente, hoje, além da cirurgia [da hérnia]”, declarou o cardiologista Brasil Ramos Caiado, explicando que os soluços preocupam por afetar e prejudicar a respiração e o sono de Bolsonaro, gerando cansaço adicional e atrapalhando a recuperação do ex-presidente.

“Em um pós-operatório, com o organismo precisando se recuperar, ele está sendo praticamente agredido por esse soluço”, comentou Caiado, revelando que, nos próximos dias, com Bolsonaro internado, a equipe médica vai “potencializar” a medicação e explorar outras alternativas para tentar solucionar o problema sem a necessidade de submeter Bolsonaro a outra cirurgia.

“Vamos observar, nestes próximos dias, a necessidade ou não deste procedimento [cirúrgico]. Provavelmente, faremos isto na segunda-feira [29], que é um bom tempo para ele poder responder à medicação”.

Vigilância

Condenado pela trama golpista que culminou com o 8 de janeiro de 2023 e o ataque aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.

O ex-presidente está cumprindo sua pena detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, desde 25 de novembro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Autorizado a ser submetido à cirurgia desta quinta-feira, ele foi conduzido até o hospital por agentes da PF, na manhã de ontem (24), e acompanhado pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Por determinação judicial, enquanto estiver internado, Bolsonaro deverá ser vigiado 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital.

Alex Rodrigues - Reporter da Agencia Brasil

Alex Rodrigues - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

lula-sanciona-exame-que-ira-avaliar-qualidade-de-alunos-de-medicina 
Política

Lula sanciona exame que irá avaliar qualidade de alunos de medicina 

7 de novembro de 2026
sem-posicao-do-senado,-regras-sobre-flavio-seguem-indefinidas
Política

Sem posição do Senado, regras sobre Flávio seguem indefinidas

7 de novembro de 2026
lula-vai-criar-ministerio-da-seguranca-publica-com-medida-provisoria
Política

Lula vai criar Ministério da Segurança Pública com Medida Provisória

6 de novembro de 2026
lula-quer-“economia-arrumada”-para-atrair-investimentos
Política

Lula quer “economia arrumada” para atrair investimentos

6 de novembro de 2026
alcolumbre-retira-maioridade-penal-da-pauta-e-vai-aguardar-camara
Política

Alcolumbre retira maioridade penal da pauta e vai aguardar Câmara

5 de novembro de 2026
assedio-eleitoral-supera-7-mil-denuncias,-aponta-ministerio
Política

Assédio eleitoral supera 7 mil denúncias, aponta ministério

5 de novembro de 2026

Notícias Recentes

Idoso é sequestrado em Grussaí, mantido em cativeiro e forçado a realizar R$ 11 mil em Pix

Idoso é sequestrado em Grussaí, mantido em cativeiro e forçado a realizar R$ 11 mil em Pix

7 de novembro de 2026
lula-sanciona-exame-que-ira-avaliar-qualidade-de-alunos-de-medicina 

Lula sanciona exame que irá avaliar qualidade de alunos de medicina 

7 de novembro de 2026
sem-posicao-do-senado,-regras-sobre-flavio-seguem-indefinidas

Sem posição do Senado, regras sobre Flávio seguem indefinidas

7 de novembro de 2026
enem:-confira-as-regras-da-redacao-e-dicas-para-um-texto-nota-1.000

Enem: confira as regras da redação e dicas para um texto nota 1.000

7 de novembro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist