sexta-feira, 1 maio, 2026
Notícia Urbana
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Brasil assume presidência da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

Gilberto Costa - Reporter da Agencia Brasil by Gilberto Costa - Reporter da Agencia Brasil
7 de abril de 2026
in Política
brasil-assume-presidencia-da-zona-de-paz-e-cooperacao-do-atlantico-sul

Brasil assume presidência da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

Share on Facebook

Nos dias 8 e 9 de abril, as chancelarias dos países banhados pelo oceano Atlântico no Hemisfério Sul vão se encontrar no Rio de Janeiro na 9ª Reunião Ministerial da Zopacas – sigla para a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

A Zopacas é um mecanismo diplomático criado em 1986 pelas Nações Unidas para manter a região livre de armas de destruição nuclear ou de destruição de massa. Formam a zona de paz e cooperação, Brasil, Argentina e Uruguai e mais 21 países da costa oeste africana – do Senegal até a África do Sul.

Conforme tem sido em 40 anos de existência, o país que sedia a reunião ministerial da Zopacas assume a presidência do mecanismo por dois ou três anos. O Brasil sucederá Cabo Verde.

Afastados perigos de conflito bélico entre 24 países da região, a expectativa da chancelaria brasileira é incrementar a cooperação.

“São 40 anos em que os países das Nações Unidas, por consenso, têm repetido essa declaração [da região sem armas de grande potencial destrutivo]. No entanto, [a Zopacas é também uma zona de paz e cooperação. E esse aspecto de cooperação, no nosso entendimento, não desenvolveu todo o potencial que tinha que desenvolver”, avalia o embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores.

Três documentos

De acordo com o diplomata, os países deverão assinar três documentos no Rio: convenção sobre o ambiente marinho; estratégia de cooperação, estabelecendo três áreas de atuação (subdividida em 14 áreas temáticas); e Declaração do Rio de Janeiro, de teor político.

Apesar de ser uma “declaração política”, o embaixador Carlos Bicalho descarta que nos 30 a 40 parágrafos do texto em preparação haja referências aos conflitos no Oriente Médio ou no Leste Europeu. “Não se deve esperar declarações sobre todos os eventos da atualidade”, disse.

A reunião ministerial da Zopacas, no entanto, deve “reiterar e manter claro que esta é uma região pacífica e que os próprios países da região são capazes e interessados em mantê-la como uma região de paz e segurança” e “evitar que potências extrazona tragam os seus conflitos, os seus problemas para cá”, acrescentou o diplomata em briefieng com a imprensa no Palácio do Itamaraty, no início da tarde de hoje em Brasília.

A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe do encerramento da reunião.

Gilberto Costa - Reporter da Agencia Brasil

Gilberto Costa - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

lula-anuncia-novo-desenrola-para-a-proxima-semana-com-ate-20%-do-fgts
Política

Lula anuncia novo Desenrola para a próxima semana com até 20% do FGTS

1 de maio de 2026
organizacoes-sociais-criticam-derrubada-de-veto-ao-pl-da-dosimetria
Política

Organizações sociais criticam derrubada de veto ao PL da Dosimetria

1 de maio de 2026
celso-de-mello-diz-que-senado-cometeu-grave-equivoco-institucional
Política

Celso de Mello diz que Senado cometeu grave equívoco institucional

30 de abril de 2026
“nao-e-simples,-mas-senado-e-soberano”,-diz-messias-apos-rejeicao
Política

“Não é simples, mas Senado é soberano”, diz Messias após rejeição

30 de abril de 2026
reforma-casa-brasil:-programa-sera-detalhado-em-breve,-diz-ministro
Política

Reforma Casa Brasil: programa será detalhado em breve, diz ministro

29 de abril de 2026
sabatina-de-jorge-messias-para-o-stf-comeca-no-senado
Política

Sabatina de Jorge Messias para o STF começa no Senado

29 de abril de 2026

Notícias Recentes

Carro capota após colisão na Arthur Bernardes

Carro capota após colisão na Arthur Bernardes

1 de maio de 2026
apostador-de-curitiba-ganha-premio-de-r$-127-milhoes-da-mega-sena

Apostador de Curitiba ganha prêmio de R$ 127 milhões da Mega-Sena

1 de maio de 2026
brasil-ultrapassa-eua-pela-1a-vez-e-sobe-no-ranking-de-liberdade-de-imprensa-–-jovem-pan

Brasil ultrapassa EUA pela 1ª vez e sobe no ranking de liberdade de imprensa – Jovem Pan

1 de maio de 2026
vai-viajar?-sp-e-rj-terao-sol-e-calor,-mas-frente-fria-traz-chuva-no-domingo-–-jovem-pan

Vai viajar? SP e RJ terão sol e calor, mas frente fria traz chuva no domingo – Jovem Pan

1 de maio de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist