sexta-feira, 24 abril, 2026
Notícia Urbana
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

Nurbana by Nurbana
23 de abril de 2026
in Política
ccj-aprova-admissibilidade-de-propostas-que-acabam-com-escala-6×1

CCJ aprova admissibilidade de propostas que acabam com escala 6×1

Share on Facebook

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) a admissibilidade de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que reduzem a jornada de trabalho no país.

Na prática, as PECs acabam com a escala de seis dias de trabalho por um de descanso (6×1). Os textos serão agora analisados por uma comissão especial e depois irão a plenário.

A PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propõe reduzir a jornada semanal gradualmente das atuais 44 para 36 horas. A transição se daria ao longo de dez anos.

A proposta apensada (PEC 8/25), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas no período.

As duas propostas ganharam força com o movimento “Vida Além do Trabalho”, que busca o fim da escala 6×1 para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores. A admissão das propostas foi aprovada por unanimidade em votação simbólica. 

A CCJ só analisa se os textos estão aderentes à Constituição Federal. O mérito caberá à comissão especial.

Atualmente, a Constituição Federal estabelece apenas que a jornada normal do trabalhador não deve ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais.

Proposta do governo

Como essa tramitação pode se estender por meses, e diante da tentativa da oposição de barrar a PEC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso, na semana passada, um projeto de lei (PL) com urgência constitucional para acabar com a escala 6×1 e reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais.

O PL com urgência precisa ser votado em até 45 dias ou tranca a pauta do plenário da Câmara.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) comentou que é prerrogativa do governo federal enviar um PL com urgência constitucional, mas a Câmara vai seguir com a tramitação da PEC.

O governo tem defendido que a proposta do Executivo não compete com a PEC em tramitação na Câmara, segundo explicou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

“Se a PEC for aprovada nesse prazo, evidentemente que o PL está prejudicado, não há mais necessidade. Mas o rito da PEC é mais demorado do que o PL. O PL vai avançar e pode ser que entre em vigor a redução de jornada de trabalho e depois se consolide por PEC para impedir eventuais aventureiros do futuro quererem aumentar a jornada como aconteceu na Argentina”, explicou Marinho.

Quando a PEC for a plenário, será exigido um quórum de três quintos dos votos dos deputados, o que corresponde a 308 parlamentares, em dois turnos de votação.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

“fizeram-conosco,-a-gente-vai-fazer-com-eles”,-diz-lula-sobre-eua
Política

“Fizeram conosco, a gente vai fazer com eles”, diz Lula sobre EUA

23 de abril de 2026
ccj-da-camara-retoma-analise-do-fim-da-escala-6×1-nesta-quarta
Política

CCJ da Câmara retoma análise do fim da escala 6×1 nesta quarta

22 de abril de 2026
conflito-no-oriente-medio-e-“guerra-da-insensatez”,-afirma-lula
Política

Conflito no Oriente Médio é “guerra da insensatez”, afirma Lula

22 de abril de 2026
lula-fala-em-reciprocidade-apos-expulsao-de-delegado-dos-eua
Política

Lula fala em reciprocidade após expulsão de delegado dos EUA

21 de abril de 2026
eleicoes-2026:-agu-orienta-agentes-publicos-sobre-condutas-proibidas
Política

Eleições 2026: AGU orienta agentes públicos sobre condutas proibidas

20 de abril de 2026
lula-defende-fim-da-6×1-e-diz-que-ganhos-nao-podem-valer-so-para-ricos
Política

Lula defende fim da 6×1 e diz que ganhos não podem valer só para ricos

20 de abril de 2026

Notícias Recentes

motorista-condenado-por-matar-marina-harkot-e-preso-apos-cinco-meses-foragido-–-jovem-pan

Motorista condenado por matar Marina Harkot é preso após cinco meses foragido – Jovem Pan

23 de abril de 2026
caso-master:-pf-faz-operacao-que-mira-fundo-que-investiu-r$-13-milhoes-no-banco-–-jovem-pan

Caso Master: PF faz operação que mira fundo que investiu R$ 13 milhões no banco – Jovem Pan

23 de abril de 2026
governo-autoriza-nomeacao-de-mil-aprovados-para-concurso-da-pf

Governo autoriza nomeação de mil aprovados para concurso da PF

23 de abril de 2026
sp:-pf-faz-operacao-para-apurar-gestao-temeraria-de-recursos-publicos

SP: PF faz operação para apurar gestão temerária de recursos públicos

23 de abril de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist