sexta-feira, 8 maio, 2026
Notícia Urbana
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Frente Ambientalista lança plano para orientar agenda do Congresso

Rafael Cardoso - Reporter da Agencia Brasil by Rafael Cardoso - Reporter da Agencia Brasil
16 de abril de 2026
in Política
frente-ambientalista-lanca-plano-para-orientar-agenda-do-congresso

Frente Ambientalista lança plano para orientar agenda do Congresso

Share on Facebook

A Frente Parlamentar Mista Ambientalista (FPMA) do Congresso Nacional lançou na terça-feira (15) o “Mapa do Caminho para a Agenda Legislativa Socioambiental”. O documento traz orientações para a atuação de deputados, senadores, assessores e corpo técnico nos próximos oito anos. São iniciativas legislativas, articulações políticas e mobilização social.

A crise climática está no centro das atenções e o texto propõe o fortalecimento de políticas ambientais com foco em temas como transição energética, defesa de biomas estratégicos, Justiça climática, orçamento e governança.

“Mais do que um diagnóstico, este mapa oferece ações concretas para popularizar a pauta climática, combater a desinformação e garantir que o desenvolvimento do Brasil seja guiado pela preservação da biodiversidade e pela inclusão de jovens, indígenas e periferias”, diz a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), coordenadora da FPMA no Senado.

O texto, produzido em parceria com a ONG Legisla Brasil, sugere a aprovação de propostas em tramitação como a PEC da Água (PEC 06/2021) e o projeto que cria a Política Nacional de Proteção de Rios (PL 2842/2024). O texto também defende o fortalecimento de mecanismos de financiamento, como o Fundo Clima e o Fundo Nacional de Meio Ambiente.

“O mapa é mais que um documento técnico, é um direcionamento para o Parlamento que será eleito nas urnas em outubro. Precisamos fortalecer a pauta socioambiental dentro do Congresso Nacional, temos muito trabalho a ser feito e essa agenda não pode ser tratada como periférica. É uma pauta central no debate dos rumos do Brasil nos próximos anos”, diz o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da FPMA na Câmara dos Deputados.

Estratégias

O documento destaca a importância de construir narrativas que enfrentam a oposição entre crescimento econômico e proteção ambiental. E orienta a traduzir o debate acadêmico para o cotidiano da população, ao trazer questões como insegurança alimentar, saúde e moradia. A elaboração das diretrizes contou com apoio de organizações da sociedade civil como a NOSSAS e a Engajamundo.

 “A mobilização real ocorre quando os territórios detêm ferramentas para criar suas próprias narrativas, rompendo estereótipos e discursos hegemônicos por meio do combate à desinformação. Nesse processo, a comunicação deixa de ser apenas difusão e passa a ser infraestrutura de participação”, diz um trecho do documento.

As estratégias incluem ainda a integração entre mobilização digital e articulação institucional. O objetivo é produzir pressão sobre os parlamentares, para influenciar tomadas de decisão.

“Quando milhares ou milhões de pessoas se posicionam de forma coordenada, ignorar essa pressão passa a ter um preço”, diz o texto, que cita as campanhas pelo fim da escala 6×1 e “Criança não é mãe” como exemplos recentes de mobilizações bem estruturadas que conseguiram influenciar o processo legislativo.

Além do Legislativo, o Mapa do Caminho é apresentado como uma ferramenta estratégica para a sociedade civil e o setor acadêmico.

Rafael Cardoso - Reporter da Agencia Brasil

Rafael Cardoso - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

camara-aprova-fundo-de-ate-r$-5-bilhoes-para-minerais-criticos
Política

Câmara aprova fundo de até R$ 5 bilhões para minerais críticos

7 de maio de 2026
camara-inicia-analise-de-projeto-sobre-exploracao-de-minerais-criticos
Política

Câmara inicia análise de projeto sobre exploração de minerais críticos

7 de maio de 2026
brasil-tem-“vazio-estrategico”-em-minerais-criticos,-diz-especialista
Política

Brasil tem “vazio estratégico” em minerais críticos, diz especialista

6 de maio de 2026
rio:-projeto-cria-limite-de-5%-para-cargos-comissionados-na-prefeitura
Política

Rio: projeto cria limite de 5% para cargos comissionados na prefeitura

6 de maio de 2026
bolsonaro-tem-alta-hospitalar-apos-passar-por-cirurgia-no-ombro
Política

Bolsonaro tem alta hospitalar após passar por cirurgia no ombro

5 de maio de 2026
alckmin-espera-dialogo-e-“boa-quimica”-em-encontro-entre-lula-e-trump
Política

Alckmin espera diálogo e “boa química” em encontro entre Lula e Trump

5 de maio de 2026

Notícias Recentes

Passageiro de Uber é assassinado dentro do carro após sair do Fórum de Campos

Passageiro de Uber é assassinado dentro do carro após sair do Fórum de Campos

7 de maio de 2026
Caso de polícia: bebê morre e causa é investigada após entrada em UPA de Campos

Caso de polícia: bebê morre e causa é investigada após entrada em UPA de Campos

7 de maio de 2026
assinatura-digital-do-gov.br-alcanca-marco-de-500-milhoes-de-usos

Assinatura digital do Gov.br alcança marco de 500 milhões de usos

7 de maio de 2026
brasil-bate-recorde-de-transplantes-em-2025-–-jovem-pan

Brasil bate recorde de transplantes em 2025 – Jovem Pan

7 de maio de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist