E o hospital de Campanha de Campos, que atenderá pacientes infectado pelo novo coronavírus, teve a inauguração adiada mais uma vez. A abertura estava prevista para a próxima segunda-feira (25), mas a empresa responsável, IABAS, definiu novo cronograma. Agora, pela quinta vez, a data remarcada é para o dia 12 de junho. Por isso, a Justiça deu 20 dias para que todos os sete hospitais de campanha do Rio de Janeiro estejam funcionando com capacidade total. Dos 1,3 mil leitos que eram previstos para o tratamento da Covid-19 no estado, apenas 200 estavam abertos até o começo da manhã desta quinta-feira (21).
Dos sete hospitais previstos, apenas o estádio do Maracanã foi aberto. Ainda assim, ela não está operando completamente. O atraso na abertura dos outros seis hospitais de campanha completa 21 dias.
Os hospitais do Parque e dos Atletas não entram nesta conta, pois têm gestão de empresas privadas e não do Governo do Estado.
Por telefone, a assessoria da Iabas informou nesta manhã que o novo calendário para inauguração dos hospitais já está definido. Segundo a organização, a segunda parte do Hospital de Campanha do Maracanã será inaugurada ainda nesta quinta-feira, com a entrega de mais 200 leitos.
Atualmente, a lista de espera por vagas para tratamento da Covid-19 é de 212 pessoas para leitos de enfermaria e outras 257 que esperam por leitos de UTI no RJ. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde.
Confira o novo calendário
- São Gonçalo – 27 de maio
- Nova Iguaçu – 29 maio
- Duque de Caxias – 1º de junho
- Nova Friburgo – 7 de junho
- Campos dos Goytacazes – 12 de junho
- Casemiro de Abreu – 18 de junho