segunda-feira, 7 setembro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Municípios inadimplentes poderão receber recursos federais

Nurbana by Nurbana
22 de maio de 2026
in Política
municipios-inadimplentes-poderao-receber-recursos-federais

Municípios inadimplentes poderão receber recursos federais

Share on Facebook

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (21), vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a quatro dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Um deles permite que municípios com até 65 mil habitantes inadimplentes com a União possam realizar convênios e receber recursos federais.

Com a derrubada dos vetos, os dispositivos da lei passam a ser válidos e os textos seguem para promulgação.

O trecho que entrará em vigor estabelece que esses municípios não dependem de adimplência fiscal para a emissão de nota de empenho, a realização das transferências de recursos e a assinatura de convênios, bem como a doação de bens, materiais e insumos.

Na justificativa do veto, o presidente Lula argumentou que a obrigatoriedade de adimplência fiscal e financeira para a celebração de transferências voluntárias está estabelecida na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), a qual define normas de finanças públicas destinadas à responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Artigo 163 da Constituição Federal.

Além disso, segundo o governo federal, todas as possíveis exceções à inadimplência, referentes a ações de educação, saúde, assistência social, emendas parlamentares individuais e de bancada, já estão contempladas na legislação.

A mensagem de veto lembra ainda que a dispensa de adimplência para receber transferências voluntárias viola outro trecho da Constituição (Artigo 195, parágrafo 3º), que proíbe o Poder Público de beneficiar aqueles que devem à Seguridade Social.

Com a decisão do Congresso Nacional, a expectativa é que pelo menos 3,1 mil municípios sejam beneficiados.

Vetos derrubados

Outros dois trechos da LDO que serão promulgados estabelecem que a União destine recursos orçamentários para a construção e a manutenção de rodovias estaduais e municipais, para integrar transportes e escoar a produção, e para a malha hidroviária brasileira, mesmo que não sejam de competência federal.

Ao justificar o veto, a Presidência argumentou que isso amplia de forma significativa as exceções à competência da União, o que poderia descaracterizar a finalidade dos programas e ações orçamentárias, contrariando os princípios da especialização e da vinculação da despesa. Mas dispositivos semelhantes existem desde a LDO de 2008.

Também foi derrubado o veto ao dispositivo que permite a doação de bens, valores ou benefícios pela administração pública em período eleitoral. Para o Executivo, o tema não está incluído entre as competências da Lei de Diretrizes Orçamentárias e a medida cria exceção à norma de direito eleitoral.

O líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) explicou que o Executivo concordou com a derrubada desses quatro vetos para atender os pequenos municípios. Por outro lado, ele declarou que o governo defendia a manutenção do defeso eleitoral na questão das doações, período em que a lei restringe ações do poder público para evitar uso da máquina pública nas eleições.

Ao todo, a Presidência da República vetou 44 dispositivos da LDO de 2026. O Congresso Nacional ainda precisa analisar outros 40 vetos.

*Com informações da Agência Senado

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

lula-defende-soberania-do-brasil-em-pronunciamento-pelo-7-de-setembro
Política

Lula defende soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembro

7 de setembro de 2026
confira-a-agenda-dos-presidenciaveis-nesta-segunda-feira-(7)
Política

Confira a agenda dos presidenciáveis nesta segunda-feira (7)

7 de setembro de 2026
confira-a-agenda-dos-presidenciaveis-nesta-quinta-feira-(3)
Política

Confira a agenda dos presidenciáveis nesta quinta-feira (3)

3 de setembro de 2026
veja-como-foi-a-quarta-feira-(2)-dos-candidatos-a-presidente
Política

Veja como foi a quarta-feira (2) dos candidatos a presidente

3 de setembro de 2026
Crise no STF repercute em Campos e expõe posicionamentos de Wladimir Garotinho e Marquinho Bacellar
Destaque Agora

Crise no STF repercute em Campos e expõe posicionamentos de Wladimir Garotinho e Marquinho Bacellar

3 de setembro de 2026
Sem a presença de Wladimir, Garotinho lança candidatura em Campos
Destaque Agora

Sem a presença de Wladimir, Garotinho lança candidatura em Campos

3 de setembro de 2026

Notícias Recentes

Desaparecido, morador de Campos é encontrado morto próximo ao CRAS do Eldorado

Moradora de Guaxindiba é assassinada na Ilha dos Mineiros

7 de setembro de 2026
Motociclista morre em grave acidente com carro próximo ao Oásis de Campos

Motociclista morre em grave acidente com carro próximo ao Oásis de Campos

7 de setembro de 2026
publico-madruga-para-assistir-ao-desfile-na-esplanada-dos-ministerios

Público madruga para assistir ao desfile na Esplanada dos Ministérios

7 de setembro de 2026
sete-de-setembro:-soberania,-copa-e-combate-ao-feminicidio-serao-temas

Sete de setembro: soberania, Copa e combate ao feminicídio serão temas

7 de setembro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist