terça-feira, 11 agosto, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Presidente cobra compromisso global no combate a mudanças climáticas

Daniella Almeida - Reporter da Agencia Brasil by Daniella Almeida - Reporter da Agencia Brasil
26 de outubro de 2025
in Política
presidente-cobra-compromisso-global-no-combate-a-mudancas-climaticas

Presidente cobra compromisso global no combate a mudanças climáticas

Share on Facebook

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, neste sábado (25), na Malásia, que o governo brasileiro lançará oficialmente novo modelo internacional de financiamento climático para conservação de recursos naturais do planeta, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que terá início em 10 de novembro, em Belém.

“O Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que lançaremos na COP30, irá remunerar os serviços ecossistêmicos prestados ao planeta. As universidades continuarão a desempenhar papel decisivo no enfrentamento à crise climática. Seus alertas sobre os riscos ambientais que ameaçam o planeta devem ser ouvidos com urgência, disse.”

A iniciativa do governo federal foi apontada por Lula como alternativa à falta de recursos para a transição energética justa e planejada, após uma década do Acordo de Paris. O tratado internacional, adotado em 2015, visa combater as alterações climáticas e seus impactos.

“Na busca por lucros ilimitados, muitos se esquecem de cuidar do planeta Terra. As mudanças climáticas podem levar 132 milhões de pessoas a mais para a extrema pobreza até 2030. Uma década após o Acordo de Paris, faltam recursos para uma transição justa e planejada. Sobretudo, falta tempo para corrigir rumos.”

A declaração foi dada durante a cerimônia de outorga do título de doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Internacional e Sul Global, concedido pela Universidade Nacional da Malásia.

Financiamento climático

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) prevê a remuneração aos países que garantem a conservação das florestas tropicais. Em setembro, em Nova York (EUA), o mandatário anunciou o investimento brasileiro de US$ 1 bilhão neste fundo .

No total, mais de 70 países em desenvolvimento, com florestas tropicais, poderão receber os recursos deste mecanismo proposto pelo Brasil.

COP da verdade e NDCs

A cerca de 15 dias da realização da primeira conferência sobre mudanças climáticas no bioma amazônico, o presidente brasileiro voltou a chamar a COP30 de “COP da verdade” e reforçou o compromisso do Brasil no combate às mudanças climáticas. “Será o momento de superar a ganância extrativista e agir com base na ciência.”

Em seu discurso na Universidade Nacional da Malásia,​​ Lula criticou que menos de 70 países tenham apresentado novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa nas chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês). Ele cobrou maior envolvimento no combate às mudanças climáticas. “Dentre os maiores poluidores, apenas 14 países cumpriram com seu dever de casa.”

Ponto de não retorno

A meta estabelecida em 2015, de limitar o aquecimento global de acima dos níveis pré-industriais, é o ponto crucial a ser debatido durante a COP30 no Brasil.

Porém, o presidente Lula entende que ultrapassar esse limite é inevitável. “Os dados são alarmantes. Tudo indica que, mesmo que as atuais NDCs sejam cumpridas, o planeta ultrapassará o limite de 1,5°C do aumento da temperatura.”

Lula intima o mundo a evitar o aumento, porque a ciência confirma que os ecossistemas do planeta podem ser transformados de forma irreversível. O termo usado para definir a situação é o ponto de não retorno.

“Pesquisadores apontaram que a mortalidade generalizada dos recifes de corais de águas quentes pode ser o primeiro ponto de não retorno ultrapassado pela humanidade. [A destruição das] florestas tropicais são um ponto de não retorno que devemos evitar a todo custo.”

Lula encerrou sua fala destacando que na Amazônia brasileira vivem 30 milhões de pessoas que têm direito de existirem dignamente.

Agenda na Malásia

O presidente Lula permanece na Malásia até a terça-feira (28). Ele participará de encontro com empresários do país e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Neste domingo (26), ele pode se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para buscar solução para a questão das tarifas aos produtos brasileiros importados pelos empresários norte-americanos.

Daniella Almeida - Reporter da Agencia Brasil

Daniella Almeida - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

avanco-da-ia-corroi-financiamento-do-jornalismo-profissional-no-brasil
Política

Avanço da IA corrói financiamento do jornalismo profissional no Brasil

10 de agosto de 2026
lula-quer-mostrar-a-trump-numeros-de-queda-do-desmatamento-na-amazonia
Política

Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia

10 de agosto de 2026
Marcos Bacellar desabafa sobre a prisão de Rodrigo Bacellar em pleno Dia dos Pais
Destaque Agora

Marcos Bacellar desabafa sobre a prisão de Rodrigo Bacellar em pleno Dia dos Pais

10 de agosto de 2026
tse-cria-conselho-para-monitorar-desinformacao-e-ia-nas-eleicoes
Política

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

8 de agosto de 2026
partidos-tem-ate-o-dia-15-para-registrarem-candidaturas-nos-tribunais
Política

Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

9 de agosto de 2026
federacao-psol-rede-oficializa-apoio-a-candidatura-de-lula-a-reeleicao
Política

Federação PSOL-Rede oficializa apoio à candidatura de Lula à reeleição

7 de agosto de 2026

Notícias Recentes

Técnica de segurança de Macaé é encontrada morta em navio de petróleo

Técnica de segurança de Macaé é encontrada morta em navio de petróleo

10 de agosto de 2026
Corpo é encontrado boiando no Rio Paraíba do Sul, no Centro de Campos

Corpo é encontrado boiando no Rio Paraíba do Sul, no Centro de Campos

10 de agosto de 2026
Moradores protestam em frente à delegacia de Guarus após morte de garoto por bala perdida

Moradores protestam em frente à delegacia de Guarus após morte de garoto por bala perdida

10 de agosto de 2026
Sem Eduardo Paes, Garotinho assume protagonismo em debate da Band pelo Governo do Rio

Sem Eduardo Paes, Garotinho assume protagonismo em debate da Band pelo Governo do Rio

10 de agosto de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist