Conforme prevê legislação eleitoral, seis meses antes da eleição é necessário que, em geral, pessoas que ocupem cargos públicos se descompatibilizem das ocupações para se pré-candidatarem à Câmara de Vereadores. E no secrettariado municipal de Campos não foi diferente. Nos últimos dias, Rodrigo Carvalho, Jackson Sousa e Josiane Morumbi já deixaram as secretarias de Desenvolvimento Humano e Social, Ordem Pública e Políticas para Mulheres, respectivamente para confirmarem as pré-candidaturas.
Além destes, Fábio Ribeiro, secretário de Obras, Marcelo Feres, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Wainer Teixeira, secretário de Administração e Recursos Humanos, e Marcos Gonçalves, subsecretário de Saúde, também já foram descompatibilizados.
Ao todo, são pelo menos 13 pessoas do governo que vierão como candidatos. Também se afastaram na data limite, Ângelo Rafael, secretário de Governo, Auxiliadora Freitas, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Wellington Levino, comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos Morales, diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Diego Dias, subsecretário de Iluminação Pública, e Rosilani Tavares, subsecretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.