domingo, 8 novembro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Senado aprova cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Nurbana by Nurbana
25 de junho de 2025
in Política
senado-aprova-cota-de-30%-para-mulheres-em-conselhos-de-estatais

Senado aprova cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Share on Facebook

Os conselhos de administração de estatais deverão ter, obrigatoriamente, 30% das vagas de membros titulares destinadas a mulheres, incluindo reserva específica para mulheres negras ou com deficiência.

A mudança consta no Projeto de Lei (PL) 1.246/2021, aprovado nesta terça-feira (24) pelo Senado. O texto, aprovado com apenas uma mudança de redação, segue para a sanção presidencial.

De autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), a iniciativa busca aumentar a representação da mulher nesses espaços de gestão de grandes empresas.

A votação foi conduzida pela líder da bancada feminina, senadora Leila Barros (PDT-DF). Ao passar a presidência da sessão para a senadora, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, lembrou a mobilização da bancada e de Leila para que o projeto fosse colocado em pauta.

Dados da publicação Estatísticas de Gênero – Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, mostram que elas ocupavam apenas 39,3% dos cargos gerenciais, apesar de representarem a maior parte da população.  

“Por que nós discutimos as cotas? Porque, por mais que estudemos, por mais que nos esforcemos, por mais que, enfim, a gente mostre as nossas capacidades, as nossas habilidades, a gente não consegue avançar sem a força da lei por enquanto. Por enquanto. Se nós não tivéssemos aprovando hoje esse projeto, talvez nós tivéssemos que esperar mais uma legislatura, duas, três, quatro legislaturas, 50 anos para que isto realmente acontecesse: a garantia de 30% de mulheres nos conselhos das estatais. Isso é justiça. Isso é meritório”, afirmou a senadora Leila Barros.

Regras

O texto abrange empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias e controladas. Também são abarcadas outras companhias em que a União, os estados, os municípios ou o Distrito Federal detenham a maioria do capital social com direito a voto.

A adoção da cota para mulheres será gradual, ao longo de três anos. Mulheres deverão ocupar, no mínimo, 10% das vagas no primeiro ano, 20% no segundo e, finalmente, 30% no terceiro.

Dos postos reservados, 30% serão destinados a trabalhadoras autodeclaradas negras ou com deficiência. A política de cotas deverá ser revisada após 20 anos.

De acordo com o projeto, o conselho que infringir as regras ficará impedido de deliberar sobre qualquer matéria. Apesar de a obrigatoriedade ser para estatais, o Poder Executivo fica autorizado a criar incentivos para que as empresas privadas também adotem a reserva de postos femininos.

A iniciativa exige ainda que sejam divulgadas anualmente informações sobre a presença feminina nos níveis hierárquicos tanto das estatais quanto das empresas abertas.

Deverá ser publicada a proporção de mulheres nos cargos da administração, a remuneração conforme o cargo e o gênero, além da evolução desses indicadores ao longo dos exercícios dos conselhos.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a medida é necessária para garantir, de fato, a representatividade de mulheres em cargos de gestão, o que não ocorreria de forma natural.

“Deixe-me dizer uma coisa: se nós não tivéssemos batido o pé nos últimos 30 anos como nós batemos para chegar a esta Casa, não estaria aqui hoje uma senadora conservadora falando”, argumentou.

*Com informações da Agência Senado.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

lula-sanciona-exame-que-ira-avaliar-qualidade-de-alunos-de-medicina 
Política

Lula sanciona exame que irá avaliar qualidade de alunos de medicina 

8 de novembro de 2026
sem-posicao-do-senado,-regras-sobre-flavio-seguem-indefinidas
Política

Sem posição do Senado, regras sobre Flávio seguem indefinidas

8 de novembro de 2026
lula-vai-criar-ministerio-da-seguranca-publica-com-medida-provisoria
Política

Lula vai criar Ministério da Segurança Pública com Medida Provisória

6 de novembro de 2026
lula-quer-“economia-arrumada”-para-atrair-investimentos
Política

Lula quer “economia arrumada” para atrair investimentos

6 de novembro de 2026
alcolumbre-retira-maioridade-penal-da-pauta-e-vai-aguardar-camara
Política

Alcolumbre retira maioridade penal da pauta e vai aguardar Câmara

5 de novembro de 2026
assedio-eleitoral-supera-7-mil-denuncias,-aponta-ministerio
Política

Assédio eleitoral supera 7 mil denúncias, aponta ministério

5 de novembro de 2026

Notícias Recentes

Tragédia: cinco adultos e cinco crianças morrem após carro cair em lago

Tragédia: cinco adultos e cinco crianças morrem após carro cair em lago

8 de novembro de 2026
rio-de-janeiro-registra-chuva-intensa-e-rajadas-de-vento

Rio de Janeiro registra chuva intensa e rajadas de vento

8 de novembro de 2026
copa-do-brasil:-radio-nacional-transmite-vasco-x-palmeiras-as-17h

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Vasco x Palmeiras às 17h

8 de novembro de 2026
gremio-avanca-a-final-da-copa-do-brasil-apos-empate-com-atletico-mg

Grêmio avança à final da Copa do Brasil após empate com Atlético-MG

8 de novembro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist