Com o objetivo de fazer um diagnóstico do ensino da Rede Municipal, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) tem utilizado a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que permite identificar as deficiências de cada aluno e os fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A próxima avaliação vai acontecer no final do ano, contemplando alunos do 2º ao 9º ano de escolaridade.
A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, explica que a prova Saeb é desenvolvida pelo Centro de Avaliação Nacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed), instituição parceira do Ministério da Educação (MEC) para avaliações de larga escala. O Centro é um instituto respeitado e renomado no país inteiro com competência técnica, enquanto instituto de avaliação. Ano passado, mais de 80% dos 55 mil alunos da Rede Municipal fizeram as avaliações.
De acordo com Tânia, a Seduct não tem um sistema de avaliação da Rede, o que é o processo regular de cada escola que faz suas avaliações bimestrais. E a secretaria sentiu a necessidade de ter essa avaliação institucional para poder fazer os parâmetros de análises de desempenho.
“Fizemos, então, uma parceria com o Caed, contratamos os serviços do instituto para poder fazer a aplicação dessas avaliações. Eles têm um formato de um bloco de três avaliações que geralmente é feito no início do ano letivo no meio e no final, que é uma estratégia de percurso para ir mensurando se as crianças foram adquirindo as habilidades necessárias. Nós optamos, por causa da logística que é muito complexa para a nossa rede, por esticar esse bloco e não fazer a avaliação do início do ano. Então, a gente faz no final do ano porque no ano seguinte eu sei que aquele aluno que chegou no ano de escolaridade posterior é o mesmo que foi avaliado em dezembro e a lacuna até fevereiro não vai medir nada porque ele não amplia competências. Então, a gente faz a medição no meio e no final do ano”.
A primeira avaliação do Saeb foi realizada em dezembro de 2021, ainda no período de pandemia. Tânia explica que essa avaliação, inclusive, foi uma cessão especial que o Caed fez, criando a plataforma para a Seduct.
“Depois dessa prova, a gente começou a ter alguns parâmetros para olhar o geral e o específico de cada série, cada escola e turma. Ano passado nós fizemos uma avaliação no meio do ano, em maio, e outra no final do ano, que foi em dezembro. Essa que fizemos em dezembro é o parâmetro que estou usando agora para trabalhar as competências avaliativas. E o que essa avaliação do Caed faz? Ele resgata as habilidades que o Saeb utiliza para medir o desempenho dessas crianças porque a gente tem uma matriz de referência. Quando você fala Saeb você só consegue lembrar da prova do Ideb e não é isso. Saeb é um sistema norteador das linhas base das competências que o aluno precisa adquirir. É para toda a escolaridade e ele mede no 5º e no 9º ano o acumulado do aprendizado ao longo daqueles cinco anos e dos quatros anos de escolaridade, então, ele faz a medição no final para pegar o acumulado, como faz a prova do Enem no Ensino Médio que mede o acumulado”, explica.
BENEFÍCIOS DO CAED – A diretora pedagógica explicou, ainda, que uma das vantagens da parceria com o Caed é que o instituto elabora as provas, que são avaliações técnicas com parâmetros muito específicos para mensurar a competência cognitiva das crianças.
“O Caed prepara as avaliações e nos oferece e a partir daí fazemos o trabalho de reprodução física porque nós optamos pela prova de papel. Em alguns municípios essa prova já é digital, ele disponibiliza a plataforma e o aluno vai direto para o computador e faz a prova. Nós ainda não temos esse recurso, por isso a gente imprime as avaliações, as escolas aplicam e colocam no sistema do Caed e eles lançam o gabarito que o aluno respondeu. E eu, com a minha senha, consigo ver a Rede inteira, escola por escola, aluno por aluno, turma por turma; e o diretor consegue ver a escola inteira e cada professor consegue ver a sua própria turma, então ele observa todas as questões que o aluno errou e acertou. Com isso, ele direciona a prática pedagógica dele. Onde tem mais erros na turma? Quais as habilidades que estão mais fragilizadas?”.
SAEB É OBRIGATÓRIO? – Uma das principais dúvidas de pais e alunos é se a aplicação das provas do Saeb é obrigatória ou não. Tânia explica que a melhor forma de assimilar o processo é entender o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) que tem leis, regras e é obrigatório. Ela diz que a diferença entre Sinaes e Saeb é o “N” porque é um sistema nacional, ou seja, você não pode fugir da regra. Todas as instituições de ensino superior, independente de serem públicas ou privadas, têm que seguir as regras do sistema. No Saeb, não é obrigatório. Então, qualquer rede privada ou particular pode aderir ou não. Entretanto, para o privado não faz diferença porque ele não tem compromisso com a obtenção de recursos federais. Mas as redes públicas, ao se recusarem a participar do Saeb ficam desatreladas das competências que liberam os recursos do Fundo de Amparo.
“Não é possível para uma Rede Federal, Estadual e Municipal ficar de fora porque isso significa impactar os recursos do Fundeb que ela recebe, pois, um dos critérios de avaliação para nortear as políticas públicas é exatamente estar submetido às regras que estabelecem parâmetros de aferição nacional, então, o Saeb, é um sistema que nos acompanha para fazer avaliação em larga escala que é para entender esse país como um todo e ao mesmo tempo contribuir para a elaboração de políticas públicas que vão atender aqueles que estão com maior dificuldade dentro do sistema nacional de ensino”, conclui Tânia.
RESULTADOS – Através da avaliação do Saeb do ano passado a Rede Municipal diagnosticou que grande parte dos alunos está com dificuldades de aprendizagem em Matemática, o que levou a Seduct a Implantar o estudo da Matemática Gamificada, que é um jeito lúdico, desafiador, motivador e criativo de estudar a disciplina, dentro e fora da escola, por meio do acesso à internet.
Esse tipo de ensino vai ser feito através da parceria com a Eduten, que é um instituto que tem licença de ensino de matemática gamificada, usada mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito um sucesso muito grande no mundo todo. Atualmente, a Eduten está realizando treinamentos com profissionais da Rede, diretores e professores para em seguida os alunos poderem utilizar o sistema.