O espetáculo “A Casa de Bernarda Alba” será a atração do Teatro de Bolso (TB) Procópio Ferreira, entre esta sexta-feira (30) e o domingo (02), sempre às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e estarão à venda (SITE PREFEITURA DE CAMPOS) e uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do teatro. A montagem tem classificação 16 anos. Promovido pelo Teatro Físico – Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica – Projeto do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, o evento tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Bernarda Alba é uma mãe dominadora, que mantém suas filhas sob uma vigilância implacável. Com a morte de seu segundo marido, ela decreta um luto de oito anos, submetendo as filhas à reclusão dentro de casa, com portas e janelas fechadas levando todos à tensão e loucura. Duas das moças, porém, apaixonadas por um mesmo rapaz, um jovem galanteador das redondezas chamado Pepe Romano, desencadeiam no meio daquele luto, uma “luta” e disputa para conquistarem o amor do mesmo homem, com consequências trágicas.
O trabalho é uma livre adaptação feita pelo projeto Núcleo de Teatro Físico do IFF, baseada na obra de 1936 do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, que retrata um universo que traz à tona e denuncia o que é imposto há séculos à figura da mulher como “malditas” e à margem de uma sociedade corrompida pelo machismo estrutural e tradicional que permanece até hoje.
Com direção de Mônica Mesquita, o espetáculo será encenado por Neusimar da Hora, Anna Luiza Bonati, Ariane Marins, Bianca Rangel, Flavia Alves, Gabriel Marício, João Victor Barbosa, Júlia Santana, Matheus Campista e Nayara Azevedo.