Com início do segundo semestre do ano letivo das redes estadual e municipal de ensino, a Guarda Civil Municipal de Campos retoma o trabalho de prevenção contra violência nas escolas com a ação do projeto “,a criança pede…” Esse projeto desenvolvido pela GCM de Campos, abrange toda cidade e municípios vizinhos.
O projeto tem quase 20 anos de vida e vem informando a esses alunos através do estatuto da criança e do adolescente [ECA], código penal brasileiro, lei Maria Penha, os direitos e deveres da criança e do adolescente perante a sociedade.
E hoje, dia 10 de agosto, no turno da tarde, o coordenador do projeto Ivan de Souza reuniu os alunos do ensino fundamental do colégio estadual DR Cesar Tinoco, localizado no distrito de Santa Cruz e palestrou sobre a lei do bullying e os atos infracionais dentro das escolas, como também, ensinou a se defenderem e se portar diante dessas ofensas, e abordou na roda de conversa o dia de combate ao tráfico de pessoas, acontecido no dia 30 de julho.
“Coloquei esse tema em pauta para mostrar aos alunos, dados do disque 100, que diz que 70% das vítimas desse crime são crianças e adolescentes e mulheres.
E assim ensiná-los a não confiarem em estranhos com promessas e vantagens e nunca ficarem sozinhos por muito tempo longe dos responsavéis e terem comunicação com os pais.” Conclui o GCM Ivan de Souza.
Quem quiser entrar em contato com o coordenador do projeto para planejar palestras futuras nas escolas, ligar para 22 99710-7168.