O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) – equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) – receberá, a partir desta quinta-feira (18), a exposição “Tesouros do Passado: A Cooperação faz História”, do Grupo Graal Detectorismo, com visitação entre 19/05 e 29/07. A ação faz parte da participação do MHCG na 21ª edição da Semana Nacional de Museus, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.
A exposição do Graal Detectorismo, fundado em 2020 por André Eiras, Adonis Siqueira, Diogo Falquer e Alex Lima, é um verdadeiro tesouro para os entusiastas do passado. O projeto oferece uma oportunidade para os visitantes se conectarem com a história, por meio de uma seleção cuidadosamente escolhida de achados antigos. Cada item selecionado conta uma história que atravessa séculos, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os amantes da história.
“Nossa missão é proporcionar uma jornada envolvente e cativante, em que cada tesouro exposto revela detalhes preciosos sobre a vida e eventos do passado. Convidamos os interessados a se unirem a nós, nessa viagem pelo tempo, desvendando segredos e despertando uma nova paixão pela história”, detalha o pesquisador do Grupo Graal Detectorismo, Diogo Falquer.
A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, destaca a participação do equipamento na edição 2023 da Semana Nacional de Museus. “O Museu Histórico sempre participou da Semana de Museus, provida pelo Ibram. Neste ano em que o MHCG completa 11 anos de portas abertas aos visitantes, não poderia ser diferente. Portanto, busquei associar amigos do Museu em nossa programação, além de revelar esse grupo local que realiza um trabalho de grande importância, ao resgatar artefatos históricos, recapitulando, assim, a nossa história”, detalha.
SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, faz parte do avanço de uma agenda do Ibram dedicada à sustentabilidade, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Nesta 21ª edição, a meta é ressaltar o papel fundamental dos museus na contribuição para o bem-estar, o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades, onde possuem papel fundamental como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.