A cerimônia de abertura exposição “Tesouros do Passado: A Cooperação faz História”, do Grupo Graal Detectorismo, marcou a celebração Dia Internacional dos Museus – comemorado ontem (quinta-feira, 18) no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG). O evento contou com as presenças da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e a coordenadora do Museu, Graziela Escocard.
Recepcionados por André Eiras, Adonis Siqueira, Diogo Falquer e Alex Lima, fundadores do Graal Detectorismo, criado em 2020, os visitantes da exposição conheceram o acervo de peças revelado por meio de uma seleção cuidadosa de achados antigos encontrados pelos pesquisadores. Cada item selecionado conta uma história que atravessa séculos, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os amantes da história.
“Além dos interessantes relatos do trabalho de escavação das peças, vocês nos mostraram os modernos detectores de metais utilizados para localizá-las. Assim como todos os presentes, estou encantada com o trabalho de vocês, por meio de um projeto que merece ser divulgado e valorizado. Convido a comunidade a visitar a exposição entre esta sexta-feira (19) e o dia 29 de julho”, disse Auxiliadora Freitas, abrindo oficialmente a exposição.
Destacando a participação do Museu na 21ª edição da Semana Nacional de Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a coordenadora Graziela Escocard, destacou a importância do projeto do Graal Detectorismo. “Esse tipo de trabalho é bastante visto em outros países, sendo ainda tímido, no Brasil. Vocês, em Campos, realizam um trabalho raro e de grande valor, agora divulgado no Museu do município”, observou.
Feliz com a oportunidade de divulgar seu trabalho, o pesquisador do Graal, Diogo Falquer, celebrou a abertura da exposição. “Exibimos, hoje, o fruto de um trabalho feito com total dedicação, divulgando a história que o passado guardava e, por meio de nossas detecções, vem sendo revelado. Esperamos que o projeto provoque, em vocês, o interesse pela descoberta daquilo que as escavações nos revelam”, afirmou.
O Teatro de Bolso Procópio Ferreira receberá neste sábado (20), das 9h às 17h, o 1º Seminário Junino de Campos, contando com mesas de debate e apresentações de quadrilhas. O evento terá o tema “Quadrilhas Juninas: tradição popular e contemporaneidade”, recebendo profissionais que atuam no segmento e que foram inscritos previamente. A ação tem a realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e parceria com a Liga de Danças Folclóricas de Campos (Lidanfoc).
Tendo como inscritos membros de grupos de quadrilha, pessoas ligadas aos universos da pesquisa da cultura popular, teatro, música e dança, o evento terá mesas temáticas que irão debater pontos relevantes para quem atua nas Quadrilhas Juninas do município, debatendo história, produção cultural e outros fatores. Entre as palestrantes estará a renomada produtora e diretora de TV e espetáculos, Marlene Mattos.
“Nossa gestão sempre voltou seus olhares para o segmento das quadrilhas juninas, por meio da escuta das demandas dos fazedores de cultura que mantém viva essa tradição. Ano passado, na retomada cultural, lançamos o edital Circuito de Quadrilhas. Este ano teremos o Circuito Junino, levando diversos grupos aos mais variados extremos do município. E, neste sábado, como 1º Seminário Junino de Campos, promoveremos o debate de ideias e uma rápida reciclagem aos profissionais das quadrilhas, para que seus trabalhos tenham qualidade cada vez maior, anuncia a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
A presidente da Lidanfoc, Leila Barbosa, destaca a importância do evento. “Nossos artistas que lutam para que as quadrilhas sobrevivam, sempre buscam inovar e ampliar seus conhecimentos. Com o Seminário, sem precisar se deslocar do município, eles terão um dia de qualificação gratuita. Agradeço aos profissionais da FCJOL pela parceria”, pontua.
1º SEMINÁRIO JUNINO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
20 de maio de 2023, Teatro de Bolso, das 09 às 12h e das 14h às 17h
PROGRAMAÇÃO
9h – Mesa de Abertura
Presidente da FCJOL – Auxiliadora Freitas
Subsecretário de Igualdade Racial – Gilberto Firmino
Diretora executiva das Artes e Cultura – Sylvia Paes Diretor da Cultura Popular – Marcelo Madureira
Presidente da Lidanfoc – Leila Barbosa
9h25 – Apresentação de Quadrilha Junina
09h30 às 10h30 – Mesa Temática “A Festa e Recomeço”
Palestrantes: Kátia Macabu e Gilberto Firmino
Mediadores: Salvadora Cruz e Fabrício Simões
10h30 às 12h –“Tradição Popular e Contemporaneidade das Quadrilhas Juninas e sua Produção Cultural”
Palestrante: Marlene Mattos
Mediador: Marcelo Sampaio
12h às 14h – Almoço
14h – Apresentação de Quadrilha Junina
14h às 15h – “Canto e Ciclo Junino”
Palestrante: Beth Rocha
Mediador: Raquel Magro
15h às 16h – “Evolução da Indumentária”
Palestrante: Igor Almeida
Mediador: Felipe Monda
16h às 17h – “Marketing e a Importância das Redes Sociais”
Palestrante: Matheus Andrade
Mediador: Antônio Filho
17h – Apresentação de Quadrilha Junina