A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Campos (CIEVS/Campos), vem trabalhando para alcançar um número crescente de indicadores da Vigilância em Saúde. Segundo informou o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, o infectologista Charbell Kury, o município mantém a meta na pactuação com o Ministério da Saúde, em relação a diversos indicadores tais como o indicador de óbito materno e infantil/fetal, de 95% e 80%, respectivamente.
Além disso, o município vem mantendo uma regularidade na investigação desses óbitos com bons resultados, no que diz respeito ao monitoramento do preenchimento adequado das notificações da violência interpessoal e autoprovocada.
“Já melhoramos o sistema de vigilância de óbito materno e infantil, além da vigilância de doenças de notificação compulsória. Estamos em um crescente e, certamente, teremos melhores resultados em pouco tempo, principalmente, com a inclusão da melhoria dos indicadores de Atenção Básica, através da melhoria da assistência pré-natal e das ações de vacinação, por exemplo”.
Na última segunda-feira (12), o infectologista apresentou dados dos indicadores durante uma reunião na sede do CIEVS. O encontrou contou com a presença de representantes da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV), do Departamento de Vigilância Epidemiológica e do CIEVS.
“Todo ano nós fazemos uma avaliação dos nossos resultados relacionados a indicadores alcançados relativos a uma série de fatores. A pactuação é relacionada ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) e nos últimos dois anos, a gente alcançou um número maior de indicadores, que são 7 de 14”, explicou o médico, acrescentando que, através do comprimento desses indicadores, o município recebe a contrapartida pelo Ministério da Saúde.