Os eventos promovidos pela Subsecretaria de Meio Ambiente em comemoração e conscientização de crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente, durante a semana destinada ao tema, vai render frutos. A caminhada ecológica, desenvolvida pelo Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), na Lagoa do Vigário, deve se tornar um projeto da pasta. Durante toda a semana, mais de 2.500 crianças e adolescentes participaram de eventos no Horto Municipal e no CEA.
Nos três dias, o CEA recebeu cerca de 500 crianças e adolescentes, que puderam aprender um pouco mais sobre a importância da preservação ambiental. Em cada dia, a programação foi encerrada com caminhada na Lagoa do Vigário, ocasião em que os jovens tiveram oportunidade de conhecer a história da Lagoa. “Antes da caminhada, falamos com os jovens sobre a história da lagoa e a sua divisão, assim como a questão de poluição e preservação da mesma. Após a caminhada, os alunos fizeram um desenho sobre como viram a lagoa. A resposta foi tão positiva que estamos pretendendo realizar com frequência esse tipo de atividade”, disse a professora Mirian Viana Alves, geógrafa e técnica da Subsecretaria de Meio Ambiente.
Para o coordenador do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior, os eventos promovidos pelo Centro foram significativos. “Recebemos cerca de 150 jovens diariamente nesses três dias. Os alunos se mostraram preocupados com o meio ambiente. Os eventos, sejam palestras, a parte de recreação e a caminhada superaram nossas expectativas relacionadas a consciência ambiental. Trabalhamos da melhor forma e em todas as faixas etárias, a construção de multiplicadores ambientais”.
Já no Horto Municipal, que possui mais de 20 mil metros quadrados, cerca de duas mil crianças passaram pelo espaço, onde além de participarem de palestra com a Guarda Ambiental, puderam plantar árvores e conhecer um pouco mais dos insetos.
O subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, fala do trabalho da pasta em formar agentes multiplicadores “Trabalhamos de forma mais enfática, durante toda a semana, a conscientização ambiental. Realizamos palestras com foco no saneamento básico, mostrando a importância de ter uma água tratada, sistema de abastecimento, sistema de tratamento de esgoto. A importância de manter as águas dos mananciais hídricos limpas e em condições de abastecer e a importância da coleta seletiva. Estamos trabalhando agentes multiplicadores, conscientizando até mesmo sobre o lixo jogado na rua, que acaba poluindo os rios, precisamos que nossas crianças e adolescentes absorvam a importância da água para a vida”.
Todos os eventos promovidos durante a Semana do Meio Ambiente estão diretamente associados ao Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA).