A vacina bivalente contra a Covid-19, assim como as 1ª, 2ª e 3ª doses das vacinas monovalentes continuam disponíveis para a população campista. Nesta quinta-feira (13), a aplicação dos imunizantes foi dividida por faixa etária e ocorre em 14 postos de vacinação. O horário de atendimento está especificado ao final do texto.
As crianças de 6 meses a 11 anos precisam receber três doses da vacina monovalente. Assim, as crianças de 6 meses a 2 anos são vacinadas com a Pfizer Baby. O esquema vacinal desse público é composto por duas doses iniciais com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.
Já crianças de 3 e 4 anos são vacinadas com Coronavac. O intervalo é de 28 dias entre a 1ª e a 2ª dose. Já aquelas de 5 a 11 anos, recebem Pfizer Pediátrica, e o intervalo é de oito semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose, que é o reforço de ambos os imunizantes, deve ser administrada quatro meses após a 2ª. É importante lembrar que todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais.
Pessoas acima de 12 anos que desejam iniciar o esquema vacinal, também podem receber a 1ª dose em um dos postos de aplicação da vacina monovalente. Já quem vai tomar a 2ª dose da vacina precisam respeitar o intervalo de cada imunizante.
No caso da Astrazeneca o intervalo é de 2 meses ou mais e da Coronavac são 28 dias. Para quem recebeu a Pfizer e tem 18 anos ou mais, o prazo é 30 dias e para os adolescentes de 12 a 17 anos é de 2 meses. Àqueles que receberam a dose única da Janssen, o intervalo também é de 2 meses.
Para receber a bivalente, as pessoas precisam ter idade acima de 12 anos ou faz parte de um dos grupos prioritários. É necessário ter tomado as duas doses das vacinas monovalentes: Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses. As pessoas dessa faixa etária que tomaram apenas uma dose da vacina monovalente até agora precisam tomar a segunda dose da primeira versão da vacina para, posteriormente, receberem a bivalente.
No ato da vacinação, e necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e caderneta de vacinação, no caso das crianças. Já as gestantes devem levar o cartão pré-natal e a declaração médica. Para receber a 2ª, a 3ª e o reforço com a bivalente se faz necessário apresentar o cartão de vacina contra a Covid-19, que contém as doses recebidas anteriormente, além de documentos pessoais citados acima.