Agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e equipes de operações e sustentabilidade da Arteris Fluminense estiveram no KM 59, na BR-101/RJ, em Guarus, na ação Ciclista Seguro nesta quarta-feira (17). A ação, de caráter educativo, tem por objetivo disseminar os conceitos e regras de segurança para esse tipo de modal, seja para o deslocamento cotidiano para o trabalho ou para o esporte.
Segundo o presidente do IMTT, Nelson Godá, dados mostram que 74,3% dos ciclistas de Campos utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. “A maioria dos ciclistas abordados pelos agentes de trânsito informaram que utilizam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho e escola e, apenas, 35% estavam no local para lazer”, declarou.
Todos os ciclistas receberam uma antena anti cerol, adesivos e coletes refletivos e um folheto com orientações de segurança no trânsito. A programação, que teve início nos primeiros dias do mês, com blitz educativa, prossegue até o próximo dia 31 com diferentes atividades.
Segundo o IMTT, a frequência semanal de utilização de bicicleta no município é maior do que a média nacional. Ao todo, 82,1% dos ciclistas pedalam cinco ou mais vezes por semana, enquanto a média nacional é de 72% para a mesma faixa de frequência.
A faixa etária dos ciclistas é de 30 a 39 anos (23,9%), seguida pelos grupos de 40 a 49 anos (21%) e de 20 a 29 anos (19,7%).