Instituído pelo Prefeito Wladimir Garotinho por meio da Portaria nº 952, publicada no Diário Oficial do Município em 16 de maio deste ano, o Grupo de Trabalho (GT) responsável por estudos relativos à restauração do Solar dos Airizes promoveu essa semana a primeira reunião para o planejamento de ações de proteção ao prédio histórico, situado em Martins Lage, na BR 356 (Campos-São João).
Representantes da Procuradoria Geral do Município; da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL); das secretarias de Controle e Transparência; Obras e Infraestrutura; Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente; e da Ferroport, empresa que opera o terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, trataram dos detalhes para a elaboração de um protocolo de intenções firmando o interesse de viabilizar parceria público-privada para o restauro do solar do Século XIX por meio da Lei de Projetos de Incentivo à Cultura.
“Esse grupo de trabalho foi instituído pelo prefeito com o escopo de realizar a obra de restauro do Solar dos Airizes e, para que a gente possa fazer isso, estamos elaborando parcerias com o setor privado. Essa gestão municipal tem se caracterizado pela preocupação com o riquíssimo patrimônio histórico e cultural de Campos e a Ferroport demonstrou interesse em participar desse processo. Então, essa parceria está sendo elaborada com a Ferroport e o objetivo é que seja assinado um protocolo de intenções nos próximos dias, de forma que consigamos realizar o restauro o mais rápido possível, para que nossa população possa ter acesso ao importante prédio histórico de Campos”, explicou o presidente do GT, o procurador Luiz Francisco Boechat Jr.
Membros do GT para a restauração do Solar dos Airizes destacaram a importância da confecção de um projeto com a destinação do imóvel como etapa fundamental para o andamento dos estudos e negociações.
ENCONTROS – O grupo deverá se reunir novamente em intervalos de 15 dias para definir as ações que serão desenvolvidas. Entre as ações estão a elaboração de um pré-projeto definindo a destinação cultural do Solar dos Airizes e do protocolo de intenções para formação da parceria do Município com a Ferroport, além de buscar verbas de incentivo cultural para a realização da obra. Participaram da reunião representantes do Departamento Jurídico da Ferroport, Pedro Araujo e Clariana Fernandes, o presidente do GT, procurador Luiz Francisco Boechat Jr., bem como demais representantes da Prefeitura: procurador Geral do Município, Roberto Landes; a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; a assessora jurídica da FCJOL, Andréa Sodré; o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende e o secretário de Planejamento Urbano, Cláudio Valadares.