A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltará a aplicar a vacina preventiva contra a raiva humana às segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 17h, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona na SMS. A medida passa a valer nesta segunda (5), conforme determinação do Governo do Estado em centralizar a vacinação em um único posto, devido à escassez do imunizante no país.
Anteriormente, segundo o assessor técnico de Imunização da secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro, a aplicação ocorria todos os dias no CRIE e na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Saldanha Marinho.
“O Estado pediu para que criássemos uma estratégia para otimizar a abertura de frasco, de modo que não haja perda de doses, por causa da quantidade pequena de imunizante. Portanto, vamos trabalhar em dois dias da semana até que o Estado consiga suprir essa carência”, informou Leonardo.
A vacina é indicada para crianças e adultos, podendo ser administrada antes e após a exposição ao vírus, que é transmitido para as pessoas quando a saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo agressão. A mordida pode ser de cachorro ou outros animais infectados como gato, morcego, cavalo e porco, por exemplo.
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura por algum animal, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM) para avaliação médica. Caso haja necessidade da vacina, a própria unidade encaminha o paciente ao CRIE.
Segundo a Secretaria de Saúde, não há casos de raiva humana no município. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio das campanhas de vacinação de cães e gatos, tem contribuído para a prevenção da raiva animal e, consequentemente, humana.