O ciclista Leandro Nunes, de 49 anos, morreu, nesta quarta-feira (14), em Campos, supostamente vítima da febre maculosa, a doença transmitida pelo carrapato. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente foi internado na segunda-feira (12) no Hospital Plantadores de Cana (HPC) com sintomas inespecíficos, e acabou sendo transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia seguinte. Também nesta quarta, o Ministério da Saúde atualizou para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas.
Por meio de nota, a Subsecretaria de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) informou que foi notificada nesta quarta-feira e iniciou a investigação para esclarecer a causa do óbito. “Para isso, amostras de material para exames laboratoriais serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. Informamos ainda que em 2023 tiveram, até o momento, três notificações para febre maculosa, porém todas foram descartadas. Assim, não há registro de óbito ou casos confirmados esse ano”, completou.
Nas redes sociais, vários parentes e amigos lamentaram a morte de Leandro. “Hoje, o Mountain Bike de Campos dos Goytacazes-RJ se despede deste cara, Leandro Nunes você fez história, você fez a sua história, você esteve e estará na história de muitos, rogamos ao Senhor Jesus Cristo que conforte e console os corações dos familiares e amigos”, escreveu o perfil Desafiomtb.