Alguns trabalhadores em que prestam serviço para a Prefeitura de Campos por meio do Recibo de Pagamento Autônomo, os RPAs, estão passando necessidades. Há quase 6 meses com salários atrasados, os prestadores de serviço não sabem mais o que fazer. Segundo eles, a prefeitura não emite nenhum posicionamento, apenas ignora a categoria. Essa realidade, no entanto, só não é a mesma dos RPAs que trabalham na área da saúde. Esses trabalham em uma área considerada “privilegiada” pelo governo municipal e receberam desde a última quinta-feira, dia 31.
Com o atraso do mês abril, já são quase seis meses sem pagamento. E para piorar a situação, o poder público municipal não emite nenhum tipo de comunicado, o que tem revoltado ainda mais os trabahadores. “Certamente, nós RPAs somos os mais ignorados pela prefeitura. Um tremendo absurdo. Estamos há quase um ano sem receber em dia, com certeza não receberemos os salários atrasados e o pior de tudo isso é a falta de consideração de não sinalizar nenhum tipo de resposta”, disse um trabalhador da área de educação que não terá o nome divulgado.
Outro trabalhador, que atua em uma creche na área de Guarus, diz que mora de aluguel e o dono pediu o imóvel. “Tenho pagamento meu aluguel de acordo com os pagamentos da prefeitura. Quer dizer: estou há quase seis meses sem pagar. O dono já pediu o imóvel e terei que ir para casa de algum parente”, conta esse outro.
Na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (6), a prefeitura publicou a suspensão do contrato de todos os estagiários por tempo indeterminado devido à crise provocada pela pandemia.
A reportagem do jornal Notícia Urbana entrou em contato com a assessoria da prefeitura e aguarda posicionamento.