quinta-feira, 5 novembro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Congresso adia instalação de comissão sobre MP da “taxa das blusinhas”

Nurbana by Nurbana
13 de agosto de 2026
in Política
congresso-adia-instalacao-de-comissao-sobre-mp-da-“taxa-das-blusinhas”

Congresso adia instalação de comissão sobre MP da “taxa das blusinhas”

Share on Facebook

O Congresso Nacional decisiu nesta quarta-feira (12) adiar a instalação da comissão parlamentar mista que vai analisar a Medida Provisória (MP) apelidada de “taxa das blusinhas”, que zera o imposto de importação de 20% para compras internacionais de até US$ 50 feitas pela internet. A medida perde a validade no dia 8 de setembro se não for aprovada na Câmara e no Senado.

Segundo informações da liderança do governo no Congresso, ainda não houve acordo sobre a relatoria e a presidência do colegiado, por isso ela só deve ser instalada daqui a três semanas, entre os dias 31 de agosto 3 de setembro, quando deputados e senadores vão realizar um novo esforço concentrado para votação de propostas legislativas prioritárias pendentes.

A análise da MP da taxa das blusinhas estava parada por falta de autorização para instalação da comissão por parte do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o que levou o governo a pedir formalmente a instalação do colegiado.

Mais cedo, nesta quarta-feira (12), o ministro das Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães, informou que uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Alcolumbre, no Palácio da Alvorada, contribuiu para destravar pautas em tramitação no Legislativo, incluindo esta e outras MPs.

“Foi reafirmada a importância do avanço das pautas prioritárias para o Governo, como a PEC do fim da escala 6×1, a MP que trata do fim da ‘taxa das blusinhas’, a PEC da Segurança Pública e o PL de Minerais Críticos”, disse Guimarães, em postagem nas redes sociais.

Outras MPs

Apesar da indefinição da comissão da Medida Provisória da taxa das blusinhas, outras cinco MPs que estavam pendentes de análise tiveram seus colegiados instalados, com escolha de presidentes e relatores.

São elas: 

  • MP que estabelece alterações no Código de Trânsito para simplificar atividades de motoboys e mototaxistas (MP 1.360/2026);
  • MP que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais que perderam safras entre 2019 e 2025 (MP 1.376/2026);
  • MP que amplia as atribuições do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), voltado à redução das filas de análise de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Perícia Médica Federal (MP 1.369/2026);
  • MP que cria um “adicional de fronteira” para servidores de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) e analistas técnicos do Poder Executivo federal que atuam em localidades estratégicas (MP 1.375/2026);
  • MP que criou e tornou obrigatória a aprovação no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) para o exercício da profissão no país (MP 1.370/2026).

Impostos sobre combustíveis

O acordo para destravar pautas no Congresso tabém viabilizou a aprovação, tanto na Câmara, quanto no Senado, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 114/2026, que estabelece redução de alíquotas de tributos federais sobre a importação, a produção e a comercialização de óleo diesel rodoviário, biodiesel, gasolina, etanol e querosene de aviação.

O objetivo da medida é mitigar os efeitos do aumento dos preços dos combustíveis decorrente da guerra dos Estados Unidos (EUA) contra o Irã no Oriente Médio, que fechou a principal rota de exportação do petróleo na região, impactando e fortes oscilações na cotação do barril.

Além da redução de tributos sobre derivados de petróleo, o texto prevê benefícios fiscais para o setor de etanol, de fertilizantes agrícolas, da pesquisa de minerais críticos e terras raras, além da desoneração de impostos para Fifa, organizadora da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada no Brasil, em 2027.

“A retomada do diálogo institucional é fundamental para que Executivo e Legislativo possam avançar nas pautas prioritárias e entregar os resultados aguardados pela população”, destacou o ministro José Guimarães, ao celebrar a reunião entre Lula e Alcolumbre.

Diálogo entre Poderes

José Guimarães acrescentou que “novos encontros” com senadores estão previstos até o final de semana. Das pautas prioritárias do governo ainda pendentes, Alcolumbre segue sem sinalizar avanço na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do fim da escala 6×1 de trabalho e redução da jornada laboral para até 40 horas semanais.

Esse texto já passou pela Câmara no semestre passado e está paralisado no Senado. 

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

alcolumbre-retira-maioridade-penal-da-pauta-e-vai-aguardar-camara
Política

Alcolumbre retira maioridade penal da pauta e vai aguardar Câmara

5 de novembro de 2026
assedio-eleitoral-supera-7-mil-denuncias,-aponta-ministerio
Política

Assédio eleitoral supera 7 mil denúncias, aponta ministério

5 de novembro de 2026
exames-do-presidente-lula-estao-dentro-da-normalidade,-diz-boletim
Política

Exames do presidente Lula estão dentro da normalidade, diz boletim

4 de novembro de 2026
entenda-a-diferenca-entre-o-voto-proporcional-e-o-voto-distrital-misto
Política

Entenda a diferença entre o voto proporcional e o voto distrital misto

4 de novembro de 2026
paes-desiste-de-candidatura-no-rio,-apos-zanin-negar-recurso-ao-stf
Destaque Agora

Eduardo Paes insiste em 2º turno no Rio e contesta descarte dos votos de Garotinho no STF

3 de novembro de 2026
desembargador-assume-governo-de-ms-apos-licenca-de-governador-e-vice
Política

Desembargador assume governo de MS após licença de governador e vice

3 de novembro de 2026

Notícias Recentes

Morador de São João da Barra é morto a tiros dentro da casa onde morava

Morador de São João da Barra é morto a tiros dentro da casa onde morava

5 de novembro de 2026
APAE Campos realiza a Semana da Autonomia

APAE Campos realiza a Semana da Autonomia

5 de novembro de 2026
Grave acidente deixa condutora de bicicleta elétrica ferida em Campos

Grave acidente deixa condutora de bicicleta elétrica ferida em Campos

5 de novembro de 2026
pf-faz-operacao-no-rio-para-conter-repasses-ilegais-de-arma-a-cacs

PF faz operação no Rio para conter repasses ilegais de arma a CACs

5 de novembro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist