terça-feira, 6 outubro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Belga que descobriu menor partícula do universo recebe Nobel da Física

Nurbana by Nurbana
6 de outubro de 2026
in Últimas Notícias
belga-que-descobriu-menor-particula-do-universo-recebe-nobel-da-fisica

Belga que descobriu menor partícula do universo recebe Nobel da Física

Share on Facebook

O Prêmio Nobel da Física de 2026 foi atribuído nesta terça-feira (6) ao belga Francis Halzen. O físico foi distinguido “pelas suas contribuições decisivas para o observatório de neutrinos IceCube e para a descoberta de neutrinos de alta energia de origem astrofísica”, explicou o Comitê Nobel, reunido em Estocolmo. 

“Na década de 1980, Francis Halzen percebeu que o gelo da Antártida poderia ser ideal para capturar uma quantidade suficiente destes neutrinos indescritíveis, para que os investigadores pudessem aprender mais sobre as suas origens “, informou o comitê.

Os neutrinos são partículas subatômicas conhecidos como “partículas-fantasma” devido à forma como atravessam a matéria sem deixar rastro e interagem com a matéria apenas em casos extremamente raros.

Halzen é professor da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. “É uma grande surpresa, não estava esperando”, reagiu o laureado de 82 anos ao ser contatado pela Fundação Nobel.

Eva Olsson, membro do comitê, afirmou que “este Prêmio Nobel diz respeito a um gigantesco cubo de gelo situado no Polo Sul do nosso planeta”. O Observatório de Neutrinos IceCube está instalado no coração da Antártida.

“Os neutrinos trazem informação do cosmos”, acrescentou em conferência de imprensa. “Eles abrem a porta para galáxias distantes e nos contam sobre os processos de explosão das estrelas”.

Nova era na astronomia

As interações de neutrinos registradas pelo observatório IceCube proporcionam aos investigadores conhecimento sobre como essas partículas de alta energia são criadas, podendo até revelar fenômenos cósmicos até então desconhecidos.

O presidente do Comitê Nobel de Física disse, em comunicado, que “Francis Halzen liderou uma equipe internacional de investigadores e engenheiros que nos proporcionou um instrumento fantástico”.

“A sua tenacidade e visão científica abriram caminho para um novo tipo de astronomia”, acrescentou.

Ainda em 2014, a revista norte-americana Smithsonian apelidou Halzen de Homem do Neutrino ao lhe atribuir um de seus prêmios, elogiando-o por uma “experiência espantosa que anuncia o início de uma nova era na astronomia”.

A revista chegou a publicar uma história em quadrinhos ilustrando sua vida: “Como a busca de um físico pelo cosmos decolou na Antártida”.

O prêmio Nobel foi anunciado no Instituto Karolinska, em Estocolmo, e é o segundo a ser anunciado, depois do de Medicina, que na segunda-feira (5) foi atribuído ao norte-americano Karl Deisseroth e aos alemães Peter Hegemann e Georg Nagel pela sua investigação sobre canais iônicos sensíveis à luz e optogenética.

Os vencedores do Nobel de Física são selecionados pela Academia Real Sueca de Ciências e recebem um prêmio no valor total de 12 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão), que é dividido entre os vencedores caso haja mais de um.

Os prêmios Nobel foram criados pelo inventor e empresário sueco Alfred Nobel, cuja fortuna foi construída, em parte, com a invenção da dinamite.

Concedidos pela primeira vez em 1901, os prêmios homenageiam realizações nas áreas de ciência, literatura e paz, tendo o prêmio de economia sido adicionado posteriormente pelo banco central da Suécia.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

chuvas-persistem-em-praticamente-todas-regioes-do-pais
Últimas Notícias

Chuvas persistem em praticamente todas regiões do país

6 de outubro de 2026
cena-musical,-da-tv-brasil,-apresenta-show-da-banda-jazz-das-minas
Últimas Notícias

Cena Musical, da TV Brasil, apresenta show da Banda Jazz das Minas

6 de outubro de 2026
tempo-fica-chuvoso-em-grande-parte-do-pais-nesta-segunda-feira
Últimas Notícias

Tempo fica chuvoso em grande parte do país nesta segunda-feira

5 de outubro de 2026
anvisa:-veja-a-lista-de-cosmeticos-que-podem-ter-fabricacao-artesanal
Últimas Notícias

Anvisa: veja a lista de cosméticos que podem ter fabricação artesanal

5 de outubro de 2026
quando-sera-o-segundo-turno-das-eleicoes?-veja-a-data
Últimas Notícias

Quando será o segundo turno das eleições? Veja a data

5 de outubro de 2026
eleicoes-2026:-camiseta,-adesivo,-bandeira:-o-que-pode-usar-para-votar
Últimas Notícias

Eleições 2026: camiseta, adesivo, bandeira: o que pode usar para votar

4 de outubro de 2026

Notícias Recentes

Deputados defendem Bacellar e contestam acusações de ligação com o Comando Vermelho

Deputados defendem Bacellar e contestam acusações de ligação com o Comando Vermelho

6 de outubro de 2026
Garotinho desiste de recurso e pode antecipar vitória de Douglas Ruas no Rio

MP Eleitoral apoia desistência de Garotinho e abre caminho para eleição de Douglas Ruas no 1º turno

6 de outubro de 2026
Sites e apps de bets começam a ser bloqueados nesta terça

Sites e apps de bets começam a ser bloqueados nesta terça

6 de outubro de 2026
Após derrota para deputado estadual, Maicon Cruz admite disputar Prefeitura de Campos em 2028

Após derrota para deputado estadual, Maicon Cruz admite disputar Prefeitura de Campos em 2028

6 de outubro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist