segunda-feira, 24 agosto, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Caminhos da Reportagem mostra como a COP30 mobiliza negócios

EBC by EBC
4 de agosto de 2025
in Últimas Notícias
caminhos-da-reportagem-mostra-como-a-cop30-mobiliza-negocios

Caminhos da Reportagem mostra como a COP30 mobiliza negócios

Share on Facebook

Nesta segunda-feira (4), a TV Brasil exibe, às 23h, um novo episódio do programa Caminhos da Reportagem, que terá como tema COP30: Negócios Amazônicos. A cerca de 3 meses para a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre pela primeira vez no Brasil, em Belém, no Pará, a atração apresenta as possibilidades de negócios e empreendimentos na região. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios correspondem a 95% das empresas do Pará. Os empreendedores revelam estar ansiosos pelo início da COP30, com a expectativa de que o evento sirva como vitrine para seus produtos e talentos.  

“Nós temos um potencial turístico muito grande e uma cultura viva. Mas espero que esse intercâmbio aconteça com respeito e que a gente consiga ter discussões sobre um futuro mais sustentável”, disse a empresária e designer Isabela Sales. 

Ela se preocupa com a natureza e, por isso, fez pesquisas em busca da matéria-prima ideal, descobrindo à câmara de pneu. 

Belém (PA) 01/08/2025 - Designer Isabela Sales. Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, apresenta como a COP 30 tem mobilizado os negócios de microempreendedores no Pará. Foto: TV Brasil

Designer Isabela Sales fez pesquisas em busca da matéria-prima ideal – Foto: TV Brasil

“Tem um potencial estético interessante, porque se assemelha ao couro. Além disso, demora muito tempo para se decompor, cerca de 600 anos. Aí a gente reaproveita”, explica. 

Com trabalho artesanal, Isabela produz acessórios, bolsas e carteiras. 

O Caminhos da Reportagem também mostra a expectativa do setor hoteleiro da capital paraense. É o caso da empresária Simone Pereira, que investiu em inclusão e sustentabilidade.

“A gente vê a COP30 como uma oportunidade de crescimento. Nós saltamos de 19 para 30 quartos. Esses novos quartos terão acessibilidade [para pessoas com deficiência] e um olhar mais criterioso para o meio ambiente”, disse. 

Belém (PA) 01/08/2025 - Empresária Simone Pereira. Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, apresenta como a COP 30 tem mobilizado os negócios de microempreendedores no Pará. Foto: TV Brasil

Empresária do setor hoteleiro, Simone Pereira investiu em inclusão e sustentabilidade em seu hotel – Foto: TV Brasil

O presidente do Sebrae, Décio Lima, comenta que, pela primeira vez, a COP30 terá um retrato da pequena economia. 

“Não podemos imaginar alcançar a sustentabilidade sem a presença e o protagonismo desse tipo de negócio, não apenas no Brasil, mas no mundo”, avalia. 

A produção do programa também acompanhou o trabalho da empreendedora Izete Costa, que aposta na economia verde, com a venda de chocolate feito a partir de cacau da Amazônia. A receita tem origem familiar e foi bem aceita pelos consumidores. No entanto, lembra que o desenvolvimento do produto precisa envolver toda a comunidade. 

“Uma das coisas de que os ribeirinhos precisam é acesso a crédito, para que consigam se manter na área, protegendo e preservando”, defende. 

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, encara a oportunidade como um desafio para o país. 

“Vai ter uma dimensão em que a gente vai aprender muito, mas a COP30 também é uma ocasião para o mundo inteiro entender muito melhor as contribuições que o Brasil pode dar”. 

Belém (PA) 01/08/2025 - Embaixador André Corrêa do Lago é o presidente da COP 30. Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, apresenta como a COP 30 tem mobilizado os negócios de microempreendedores no Pará. Foto: TV Brasil

Embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 – Foto: TV Brasil

Sobre o programa  

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.  

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.   

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública. 

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico. 

Exibido às segundas-feiras, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada de terça-feira, às 4h30. A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br. 

EBC

EBC

RelacionadaPostagens

beneficiarios-com-nis-de-final-5-recebem-bolsa-familia-de-agosto
Últimas Notícias

Beneficiários com NIS de final 5 recebem Bolsa Família de agosto

24 de agosto de 2026
saiba-mais-sobre-acordo-para-facilitar-comercio-eletronico-no-mercosul
Últimas Notícias

Saiba mais sobre acordo para facilitar comércio eletrônico no Mercosul

24 de agosto de 2026
canetas-emagrecedoras:-pediatras-alertam-para-risco-de-uso-em-criancas
Últimas Notícias

Canetas emagrecedoras: pediatras alertam para risco de uso em crianças

24 de agosto de 2026
veja-como-foi-o-sabado-(22)-dos-candidatos-a-presidente
Últimas Notícias

Veja como foi o sábado (22) dos candidatos a presidente

23 de agosto de 2026
peixe-antes-desprezado-melhora-renda-de-mulheres-da-pesca-no-rio
Últimas Notícias

Peixe antes desprezado melhora renda de mulheres da pesca no Rio

23 de agosto de 2026
dia-d-de-vacinacao-e-realizado-neste-sabado-em-todo-o-pais
Últimas Notícias

Dia D de vacinação é realizado neste sábado em todo o país

22 de agosto de 2026

Notícias Recentes

Pedestre morre atropelada ao tentar atravessar BR-101, em Campos

Pedestre morre atropelada ao tentar atravessar BR-101, em Campos

24 de agosto de 2026
Boatos sobre transferência de presos de Campos geram protesto e paralisação no Centro de Campos

Boatos sobre transferência de presos de Campos geram protesto e paralisação no Centro de Campos

24 de agosto de 2026
Estado contrata empresa por R$ 3,6 milhões para obras e projeto de reforço de ponte do Centro de Campos

Estado contrata empresa por R$ 3,6 milhões para obras e projeto de reforço de ponte do Centro de Campos

24 de agosto de 2026
Justiça mantém prisão de entregadores envolvidos na morte de ciclista

Justiça mantém prisão de entregadores envolvidos na morte de ciclista

24 de agosto de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist